Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de literatura: um diálogo soviético-brasileiro

Teaching Literature: A Soviet-Brazilian Dialogue

Resumo

O artigo busca colocar em diálogo as ideias de Liev Vigotski sobre educação estética e psicologia da arte e a obra Ensinando literatura: a sala de aula como acontecimento, de Fabio Akcelrud Durão e André Cechinel. Os autores se aproximam principalmente na rejeição a finalidades outras à literatura (morais, cognitivas, etc.) e na não concessão em relação à especificidade do literário, que não pode se converter em outro discurso (mesmo um dito pedagógico). Outro ponto de aproximação é a proposta de promover, no contexto educacional, um contato ao mesmo tempo direto e mediado com o artefato literário. Por fim, tentaremos destrinchar o paradoxo de abordar pedagogicamente um objeto que pode ser definido como antipedagógico. Nossa argumentação culmina em uma reflexão sobre os desdobramentos políticos de tais abordagens.

Palavras-chave:
literatura; psicologia; ensino de literatura.

Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com