Acessibilidade / Reportar erro

Palavras dos Editores

Sem intenção editorial preconcebida, o presente volume de Alea terminou por configurar-se com um certo predomínio dos estudos da literatura brasileira, fato que nos entusiasma sobremaneira. Um núcleo de oito textos dedicados a essa literatura abre o volume: quatro deles são estudos sobre clássicos do século XIX, a obra de José de Alencar e de Aluísio de Azevedo, dois estão voltados para o estudo da obra de Graciliano Ramos e os dois últimos têm como foco central a narrativa de Roniwalter Jatobá e a poesia de André Luiz Pinto.

Na sequência desse núcleo de textos que circulam por temas variados da literatura brasileira e a maneira de intermezzo, apresentamos dois instigantes exercícios de literatura comparada. O primeiro analisa um conjunto de livros-álbum líricos contemporâneos publicados em Portugal e em Brasil, destacando as especificidades desse tipo de textualidade em ambos universos e discutindo o relevo que essa produção tem no panorama editorial dos dois países. O segundo propõe alternativas de conversação latino-americana, a partir da escrita de Guimarães Rosa, Antonio Di Benedetto e Juan Rulfo, centrando-se especificamente no tema da apreensão estética da catástrofe no âmbito da Guerra Fria por parte dos três escritores.

Continuando um possível percurso de leituras, apresentamos, na sequência, um estudo do romance A gloriosa família, de Pepetela, que incursiona pelo tema da representação da história, da memória, da tradição e do imaginário mítico nacional na obra do escritor angolano. E fechando a seção de Artigos, dois textos, que circulam pelo universo da transmedialidade, convidam ao leitor a entrar nos temas da representação da pobreza no discurso contemporâneo e do empobrecimento da linguagem nas redes sociais, a partir de um estudo específico da língua romena hoje falada nos meios de comunicação massivos e nas redes sociais.

Na seção Entrevista, incluímos uma frutífera conversa com o Prof. Dr. Ottmar Ette, na qual o Catedrático de Literatura Comparada e Línguas Românicas da Universidade de Potsdam discorre por temas variados: os deslocamentos e seu impacto na literatura; a dimensão Transárea nos estudos da cultura; o conceito de literatura-mundo, que em sua percepção substituiria a ideia de literatura mundial; o lugar da literatura brasileira no cenário contemporâneo das literaturas-mundo, entre outros temas de interesse atual, vinculados a sua produção científica.

Cinco resenhas fecham o volume. A primeira tece excelentes comentários em torno ao Indicionário do contemporâneo, publicado pela Editora da UFMG e que contou com a organização de Mario Cámara, Diana Klinger, Celia Pedrosa e Jorge Wolff (2018CÁMARA, Mário; KLINGER, Diana; PEDROSA; Celia; WOLFF, Jorge (org.). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.). As duas seguintes comentam textos do catálogo da Companhia das Letras, o epistolário entre José Saramago e Jorge Amado, Com o Mar por Meio. Uma Amizade em Cartas, organizado e anotado por Paloma Jorge Amado, Bete Capinan e Ricardo Viel (2017AMADO, Jorge; SARAMAGO, José. Com o Mar por Meio. Uma Amizade em Cartas. Seleção, organização e notas de Paloma Jorge Amado, Bete Capinan e Ricardo Viel. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.) e o romance de A vida invisível de Eurídice Gusmão de Martha Batalha (2016BATALHA, Martha. A vida invisível de Eurídice Gusmão. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. 188p. ). Fecham a seção, duas publicações de editoras estrangeiras: da Beatriz Viterbo, El abandono. Abismo amoroso y crisis social en la literatura argentina reciente, um livro de Julio Ariza (2018ARIZA, Julio. El abandono. Abismo amoroso y crisis social en la literatura argentina reciente. Rosario: Beatriz Viterbo, 2018, 236p.) e da Gallimard, Montaigne, uma atualizada biografia do escritor francês preparada por Jouanna ArletteJOUANNA, Arlette. Montaigne. Paris: Gallimard, 2017, 460p..

Como sempre, tivemos o prazer de receber as colaborações de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras (Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista, Universidade do Estado de Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Feevale, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade La Salle-RS) e do mundo [Università di Bologna (Itália), Universidade de Aveiro (Portugal), Universidad Bernardo O’Higgins (Chile), The Open University (United Kingdom), Universitatea “Lucian Blaga” din Sibiu (Romênia), Universidade de Vigo (Espanha) e Universidad Nacional de Rosario (Argentina)]. Esse encontro de pesquisadores de pontos tão diversos do Brasil e do mundo enriquece as páginas da nossa publicação. A todos eles, nosso agradecimento.

A nossos leitores, desejamos, como sempre, uma ótima leitura.

Referências

  • AMADO, Jorge; SARAMAGO, José. Com o Mar por Meio. Uma Amizade em Cartas Seleção, organização e notas de Paloma Jorge Amado, Bete Capinan e Ricardo Viel. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
  • ARIZA, Julio. El abandono. Abismo amoroso y crisis social en la literatura argentina reciente Rosario: Beatriz Viterbo, 2018, 236p.
  • BATALHA, Martha. A vida invisível de Eurídice Gusmão. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. 188p.
  • CÁMARA, Mário; KLINGER, Diana; PEDROSA; Celia; WOLFF, Jorge (org.). Indicionário do contemporâneo Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
  • JOUANNA, Arlette. Montaigne Paris: Gallimard, 2017, 460p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Nov 2019
  • Data do Fascículo
    Sep-Dec 2019
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com