Resumo
Entre as tendências que compõem a contemporaneidade literária no Brasil, a crítica tem identificado a presença de novos realismos, o retorno à subjetividade (SCHØLLHAMMER, 2009, 2020), a reiteração da narrativa entrecortada e a tematização da violência nas grandes cidades (RESENDE, 2008), entre outras. Considerando tais constatações, identificamos a recorrência de diversos traços presentes ainda no romance moderno revisitados no contemporâneo. O presente trabalho propõe a análise de um desses traços - o multiperspectivismo (HARTNER, 2019, NIEDERHOFF, 2019) - em Meia-noite e vinte (2016), de Daniel Galera, Pontos de fuga (2019), de Milton Hatoum, e Torto arado (2019), de Itamar Vieira Junior. O objetivo é analisar de que formas as perspectivas múltiplas se articulam em autores e obras de propostas distintas, buscando compreender os diferentes efeitos alcançados, e como cada obra tangencia questões fundamentais para a sociedade brasileira na atualidade, como a violência.
Palavras-chave: multiperspectivismo; violência; romance brasileiro contemporâneo