Tabela 1
– Metafunções da linguagem
Quadro 1
– Perguntas da entrevista: recorte investigativo
RE 1 – Discurso da normatividade
SD1:
PP: você já ouviu falar na palavra gramática?
RL: Já
PP: já ... e o que que você entende pela palavra gramática?
RL: é algo que alguém fala errado a gente tem que corrigir.
SD2
PP: ((risos)) Muito bem --próxima pergunta ML é ... pra você o que é gramática?
ML: é a forma de falar corretamente escrever as palavras e formular frases corretamente.
PP: e qual seria o papel da gramática na nossa:: na sua formação? -- o que que você acha que a gramática ia ajudar na sua formação?
ML: porque a gente ia falar corretamente escrever corretamente e isso ia fazer sentido a tudo que a gente falasse escrevesse ou é ...
SD3
PP: Muito bem -- O que você entende por gramática?
LS: Gramática? Pesquisei sobre... você escreve uma palavra dentro de outra palavra. Acho que foi assim que o professor explicou -- Aí você escreve uma palavra dentro de outra palavra, aí significa gramática.
PP: O que você acha que seria a função da gramática no teu aprendizado aqui enquanto aluno – O que você acha que seria a contribuição o benefício para que:: que... você acha que iria ajudar? -- É uma opinião sua -- Em que que você acha que estudar gramática iria te ajudar?
LS: Ajudar a saber o que é a gramática... ajudar sobre escrever as palavras em gramática. É sobre isso (Eu não sei falar muita coisa não)
Fonte: ConGraEduC.
RE2 – Discurso do desconhecimento da gramática
SD4
PP: O que você entende por gramática?
VG: eu não entendo nada professora ((risos))
SD5
PP: Você já ouviu falar na palavra gramática?
GR:
Não
PP: Então... você não sabe que é gramática?
GR: Não!
SD6
LR: ((balançando a cabeça e sorrindo)) Hum hum sei não
SD7
MI: Gramática -- eu acho -- que na minha cabeça é algo que a gente ((pausa)) que a gente estuda assim alguma coisa.
SD8
JV: na minha opinião acho que gramática é interpretar alguma coisa ((sussurrando)) não tenho certeza não professora
Fonte: ConGraEduC.
RE3 – Discurso da metalinguagem
SD9
PP: Não, não tem problema! É... Agora vamos a outra pergunta mais geral. É um particular seu-- É... você gosta das aulas de língua portuguesa?
GR: Gosto!
PP: O que que você mais gosta nas aulas de língua portuguesa? Pode falar mais alto
GR É... sobre verbos, vírgulas... e essas coisas
SD10
PP: VG o que que você mais gosta na aula de língua portuguesa?
VG: aprender... como é que é? ((buscando a resposta)) ... aprender linguagem PP: o que você entende por linguagem?
VG: ((sorrindo)) Ixi professora
PP: é a sua opinião...
VG: eu entendo que a gente tem que aprender como se escreve a palavra... vírgula essas coisas (sussurrando e sorrindo) é isso que eu sei
Fonte: ConGraEduC.
RE4: Discurso da escolarização
SD11
PP: É::: Por exemplo.. quais são os espaços ou tempo das atividades de leitura nas aulas de língua portuguesa? Como é que são as aulas de leitura na língua portuguesa? Elas acontecem? Como é que elas acontecem? Você pode até citar do ano passado
MI: Ela acontece. Quando o aluno tá:: o professor tá lendo e o aluno não tá prestando atenção, o professor bota o aluno pra ler
SD12
PP: É:: outra pergunta. Você sabe que a gente tem atividades de leitura, né, na sala, principalmente, nas aulas de língua portuguesa, não é? Você acha que tem muita aula de leitura na sala? Quanto tempo mais ou menos você acha que vocês têm de aula de leitura na sala? Pode ser anos anteriores, agora, quanto tempo? vocês têm mais aula de leitura?
LS: Quanto tempo a gente tem mais aula de leitura? É em português! A gente ler, é... a gente ler sobre livros, sobre tarefas. Você vai fazer a tarefa, aí, vai ter que ler aquela tarefa. É só isso!
SD13
PP: A outra pergunta. Quais são os espaços ou tempo das atividades de leitura nas aulas? Por exemplo, como é que são as aulas de leitura, é, na escola? Como é que é, como é as aulas de leitura na escola? Como, o que que vocês aprendiam nessas aulas de leitura? Fale mais alto
DR: Aprendendo a ler. E:: ((pensativo))
PP: Mas... e como eram as atividades de leitura? Mas como eram... como eram? Cês fazia o quê nas aulas de leitura?
DR: Nós líamos um capítulo sobre o livro, e quando a gente não soubesse a palavra, o professor ia lá e falava para a gente qual o significado daquela palavra.
SD14
PP: Por exemplo, quais são os espaços ou tempos nas atividades de leitura nas aulas de língua portuguesa? quais são quantas vezes tem aula de leitura e não precisa ser exatamente se referir só esse ano não desde o ano passado quais são -- que atividade de leitura você costumava fazer como é na sala de leitura tinha aula de leitura como essas aulas quantas vezes na semana eu queria que você explicasse isso para gente
J.V: Sim, era pouca leitura mas a gente lia é::: por exemplo no ano passado mermo a gente lia várias ... uma aula.. duas aulas por aí ... era o máximo também né? Aí a gente pegava lia ... lia lá na frente explicava os outros alunos do que a gente tava lendo aquele texto e também era ... ((pensando com a mão no queixo))
Fonte: ConGraEduC.
RE5 – Discursos da cópia e do cuidado com a ortografia da língua
SD15
PP: E as atividades de escrita, produção escrita, como era as aulas de produção de texto, nas aulas de português?
DR: A gente aprendeu a escrever direito, quando a gente escreve uma palavra errada, o professor vai lá e corrige, falando pra gente escrever direito
SD16
PP: Como é a aula de produção de texto?
VG: ((a entrevistadora aproxima o celular da boca do entrevistado)) a gente escreve do quadro do livro também aí quando a gente escreve um texto de redação a gente erra aí quando a gente erra tem que escrever tudo de novo pra resumir
SD17
PP: Ótimo ... e:: as atividades de produção de texto... como eram?
ML: a gente... a professora falava que ela queria pra gente poder produzir se era um texto é:: ((mão na cabeça)) seja diálogo essas coisas e a gente fazia daí depois ela corrigia e ficava por isso.
ML:110 ((a entrevistadora aproxima o celular da boca do entrevistado)) Ah muita diferença porque no passado a gente copiava textos e do livro fazendo muita atividade do livro e esse ano não a gente tá ...é::: aprendendo com explicações trabalhos e atividades fora do contexto de quadro então é::: eu acho que mudou muito por isso
Fonte: ConGraEduC.
RE6 – Discurso das atividades interativas e inovadoras
SD18
PP: Se você pudesse sugerir para o ((nome professor)) que é professor de português e pra mim que estou também trabalhando agora pra melhorar aula de português o que que você ia dizer para gente fazer pra melhorar.. que atividade você acha que seria melhor pra a gente fazer?
VG: É::: ((pigarro)) fazer .. PESquisa mesmo essas coisas a gente precisa muito aprender porque nunca fizemos essas coisas né? Pesquisa... trabalho ... em grupo essas coisas
SD19
PP: Entendi ... é::: se você pudesse sugerir para o ((nome do professor)) que é seu [
ML: [Nossa ((com a mão na boca e sorrindo))
PP: [professor de português e para mim que agora estou também na disciplina... o que que você ia sugerir para MElhorar? Que atividade você acha que daria certo para turma -- que você conhece a turma -- que daria certo para que todos eles se interessassem para aprender português?
ML: ((aproxima o celular da boca do entrevistado)) com certeza... vídeo aulas?PP: vídeo aulas?
ML: [é
PP: [como seria isso?
ML: [não de copiar ... ou como vocês fazem ... do jeito que vocês fazem eles gostam porque vocês não copiam muito vocês explicam o conteúdo que vocês estão passando isso -- aí eles fica -- eles prestam-- ele fica focado no negócio porque ... é ... não tá escrevendo ((risos))
PP: Mas que atividades você acha que poderiam melhorar mais?
ML: não sei ((balançando a cabeça))
PP: Mas já que você gostaria que tivesse então?
ML: ((coloca a mão na boca pensa e depois põe a mão no queixo)) passeios P
P: Atividades com passeios?
ML: Arraan
SD20
PP: ((gravador do celular próximo à boca)) Outra pergunta-- Por exemplo... se você pudesse sugerir para o ((nome do professor da turma)) ou para mim que estou também trabalhando a disciplina de língua portuguesa o que você diria pra a gente fazer pra melhorar para turma?
GR: ((gravador do celular próximo à boca)) É::: pra nós ir estudar bem, as tarefa, vocês passarem o projeto pra nós, pesquisa sobre o coronavírus!11 Pronto!
SD21
PP: Tá bom! E:: se você pudesse sugerir alguma atividade para mim ou ((nome do professor da turma)) -- alguma atividade para gente melhorar a língua portuguesa -- que atividade você ia sugerir? Que tipo de atividade você acha que poderia ter na aula ficar mais legal?
MI: ((pensando, olhando para os lados))
PP: Pode falar à vontade, nós estamos aqui como imparciais.
MI: Eu acho que a gente é:: fazer mais tarefa brincando com a gente, que a gente aprende, mais ainda, por causa que ficar toda hora, só escrevendo, só sentado.
PP: Cansa?
MI: Cansa muito. ((Confirma a resposta da PP)) PP: Anran... Nossa gente, achei ela muito honesta. Muito bem! Tem que ser assim, franco, verdadeiro, né! Ótimo!! Então você ia sugerir isso pra gente. Atividades onde se brinca mais. Beleza!
Fonte: ConGraEduC.
RE7 – Discurso do lúdico
SD22
VG: porque é muito bom... a gente aprende mais porque lá na frente quando eu for para a faculdade eu posso precisar dessa pesquisa e é muito bom.
SD23
ML: porque é uma coisa diferente uma coisa que a gente não vê todo dia né? porque sempre quadro é:: (( balançando a cabeça)) (...) a gente copia e faz as coisas no livro uma aula mais dinâmica que é mais divertida... então acho que é:: bem mais legal
PP: [mais mais ((interrompendo e indagando a aluna a prosseguir a resposta))
ML: [mais é:: divertido né? e daí faz com que todo mundo se interessa a participar das aulas e ficar prestando mais atenção ao conteúdo.
Fonte: ConGraEduC.