(1)
Inf.: sabe que que eu fiz ontem?... matei uma galinha... caipira mas bem gorda... (AC-122, RP: L. 305)
NI:
(AI: [... (CI: (TI) (CI))FOC] (AI))Conc (AJ: [... (CJ: (TJ) (CJ))FOC] (AJ))
↙
NM:
(Awi: –caipira– (Awi)) (Gwi: mas (Gwi)) (Api: –bem gorda– (Api))
(2)
Inf.: acho que se tivesse uns professor ma::is... mais::… não mais bem pago mas sim mais::... mais sério... (AC-015, RO: L. 876)
NI:
(AI: [... (CI: (TI) (CI))FOC] (AI)) (AJ: [... (CJ: (TJ) (CJ))FOC-CONTR] (AJ))
↙
NM:
(Gwi: não (Gwi)) (Api: –mais bem pago– (Api)) (Gwj: mas (Gwj)) (Gwk: sim (Gwk)) (Apj: –mais sério– (Apj))
(3)
- quanto é que calcula que vale a sua colecção? -> bem, não sei dizer, é muito difícil. eh, nã[...], não há, neste momento não há em jo[...], não está em jogo o aspecto... monetário - sim. -> mas sim o da cultura. (CV95:Coleccionismo)
Quadro 1
– Leiaute geral da GDF
(4)
(л v1: h (v1): σ (v1))φ
(5)
(M1: (A1: [(F1) (P1)S (P2)A (C1: (SA1) (C1))] (A1)) (M1))
(6)
(p1: (ep1: (e1: (fc1: (α1) (fc1)) (e1)) (ep1)) (p1)) tal que α é de qualquer categoria semântica
(7)
(Le1: [(Cl1: [(Cl2) (Xp1: [(Cl3) (Xp2) (Xw1: [(Xs1) (Xr1) (Aff1)] (Xw1))] (Xp1)) (Xw2)] (Cl1)) (Xp3) (Xw3)] (Le1))
(8)
(U1: (IP1: (PP1: (PW1: (F1: (S1) (F1)) (PW1)) (PP1)) (IP1)) (U1))
(9)
-> acabou o ensino rudimentar (AN97:EnsinoAngola)
NI:
(AI: [... (CI: [(TI) (+id +s RI: –ensino rudimentar– (RI))] (CI))FOC] (AI))
(10)
-> há o treino técnico específico, que é jogadas ensaiadas, tipo livres, directos, cantos (PT95:JogarFutebol)
NI:
(AI: [... (CI: (+id +s RI: –treino técnico específico– (RI))TOP-FOC (CI))] (AI))
(11)
-> eu sou mais especializado na trompete (TP96:Banda)
NI:
(AI: [... (CI: [(TI) (RI: [+S –A] (RI))TOP (+id +s RJ: –trompete– (RJ))] (CI))] (AI))
(12)
-> você, quando vai ficando numa certa idade, você tem que, você não depende de tudo, mas de um você depende. é ou não é? você não, não precisa depender de tudo que é vizinho, mas de um (BR80:ViverOutros)
(13)
-> duzentos anos antes de Cristo, Galeno [...] conseguiu demonstrar que o que circula nos nossos vasos não é ar mas sim sangue. (PT89:PaiMedicina)
NI:
(AI: [(FI: DECL (FI)) (PI)S (PJ)A (CI: (RI: –sangue– (RI)) (CI))FOC-CONTR] (AI))
(14)
(A1: [(F1: DECL (F1)) (P1)S (P2)A (C1: (SA1) (C1))FOC-CONTR] (A1))
(15)
Inf.: é totalmente necessário assim... o ídolo não mas uma influência assim... ídolo não... mas uma influência sim Doc.: então cê num dá tanto valor ao ídolo mas à música dele (AC-043, RO: L. 273)
NR:
(fci: [(fi: da- (fi)) (1 xi)A (intens pi: –valor– (pi))U (xj: –ídolo– (xj))L] (fci))
(17)
a
Cê num dá tanto valor ao ídolo, mas cê dá valor à música dele.
b
Cê num dá tanto valor ao ídolo, mas à música dele.
a’
Embora cê num dê tanto valor ao ídolo, cê dá valor à música dele.
b’
*Embora cê num dê tanto valor ao ídolo, à música dele.
(19)
-> duzentos anos antes de Cristo, Galeno [...] conseguiu demonstrar que o que circula nos nossos vasos não é ar mas sim sangue. (PT89:PaiMedicina)
NR:
(dox pi: (fci: [(xi) (xj: –sangue– (xj))] (fci)) (pi))
↘
NM:
(Gwi: sim (Gwi)) (Nwi: –sangue– (Nwi))
(20)
NI:
(C1: [(R1) (R2)] (C1))
tal que
α1 e α2 são da mesma categoria semântica
NR:
(fc1: [(α1) (α2)] (fc1))
(21)
a
Não está em jogo o aspecto monetário, mas sim o da cultura.
b
Cê num dá tanto valor ao ídolo, mas à música dele.
(22)
a
(dox pi: (fci: [(xi) (xj: –da cultura– (xj))] (fci)) (pi))
b
(pi: (fci: [(xi) (xj: –música dele– (xj))] (fci)) (pi))
(23)
Não está em jogo o aspecto monetário, mas sim o da cultura.
1º membro:
(pi: (pres epi: (sim neg ei: (cfci: [(fi: est-_em_jogo (fi)) (pj: (fcj: [(fj: aspecto (fj) (xi: (fk: monet- (fk)) (xi))Ass] (fcj)) (pj))U] (fci)) (ei)) (epi)) (pi))
2º membro:
(dox pk: (fck: [(pj) (pl: (fcl: [(fj) (pm: (fl: cultura (fl)) (pm))Ref] (fcl)) (pl))] (fck)) (pk))
Componente Gramatical
Componente Contextual
(23a)
NR:
(dox pk: (fck: [(pj) (pl: (fcl: [(fj) (pm: (fl: cultura (fl)) (pm))Ref] (fcl)) (pl))] (fck)) (pk))
Registro Discursivo:
p
ep
e
fc
α
f
♦
(pi)
(pres epi)
(sim neg ei)
(fcj)
(xi)Ass
(fk)
monet-
(f
j
)
aspecto
(cfci)
(p
j
)
U
(fi)
est-_em_ jogo
(24)
Cê num dá tanto valor ao ídolo, mas à música dele.
1º membro:
(pi: (pres epi: (sim neg ei: (fci: [(fi: da- (fi)) (1 xi)A (intens pj: (fj: valor (fj)) (pj))U (xj: (fk: ídolo (fk)) (xj))L] (fci)) (ei)) (epi)) (pi))
2º membro:
(pk: (fcj: [(xj) (xk: (fl: música (fl)) (xk): (1 xj)Ref (xk))] (fcj)) (pk))
Componente Gramatical
Componente Contextual
(24a)
NR:
(pk: (fcj: [(xj) (xk: (fl: música (fl)) (xk): (1 xj)Ref (xk))] (fcj)) (pk))
Registro Discursivo:
p
ep
e
fc
α
f
♦
(pi)
(pres epi)
(sim neg ei)
(fci)
(x
j
)
L
(fk)
ídolo
(intens pj)U
(fj)
valor
(1 xi)A
(fi)
da-
(25)
NI:
(C1: [
(T1)
(R1)
] (C1))
tal que
α1 e α2 são da mesma categoria semântica
NR:
(fc1: [(α1: (f1) (α1)) (α2)U] (fc1))
(26)
-> a copa não é absolutamente como nós vemos na cidade. a copa é uma sala de jantar (BR72:Fazenda)
NR:
(pfci: [(li: –sala de jantar– (li)) (lj: –copa– (lj))U] (fci))
(27)
Doc.: e qual que é a importância desse... desses ídolos po pessoal que tá começan(d)o agora?... fazê(r) música... qual é a importância deles?... pra você né?... que faz música. Inf.: é totalmente necessário assim... o ídolo não mas umainfluência (AC-043, RO: L. 273)
NR:
(pi: (fci: [(pj: (fi: influência (fi)) (pj)) (pk)U] (fci)) (pi))
(28)
É totalmente necessário, o ídolo não, mas uma influência.
Cotexto:
(pi: (pres epi: (sim ei: (pfci: [(fi: necessário (fi)) (pj)U] (fci)) (ei): (fj: total (fj))Means (ei)) (epi)) (pi))
1º membro:
(pk: (fcj: [(pl: (fk: ídolo (fk)) (pl)) (pj)] (fcj)) (pk))
2º membro:
(pm: (fck: [(pn: (fl: influência (fl)) (pn)) (pj)U] (fck)) (pm))
Componente Gramatical
Componente Contextual
(28a)
NR:
(pk: (fcj: [(pl: (fk: ídolo (fk)) (pl)) (pj)] (fcj)) (pk))
Registro Discursivo:
p
ep
e
fc
α
f
♦
(pi)
(pres epi)
(sim ei)
(pfci)
(fj)Means
total
(fi)
necessário
(p
j
)
U
(28b)
NR:
(pm: (fck: [(pn: (fl: influência (fl)) (pn)) (pj)U] (fck)) (pm))
Registro Discursivo:
p
ep
e
fc
α
f
♦
(pk)
(fcj)
(pl)
(fk)
ídolo
(pj)
(pi)
(pres epi)
(sim ei)
(pfci)
(fj)Means
total
(fi)
necessário
(29)
O ídolo não, mas uma influência.
NI:
(AI: [... (neg CI: –ídolo– (CI))FOC] (AI))
↘
NM:
(Npi: –o ídolo– (Npi)) (Gwi: não (Gwi))
(30)
NI:
(C1: [(T1: (R1) (T1)) (R2) ] (C1))
tal que
α1 e α2 são de qualquer categoria semântica
NR:
(fc1: [(f1: (α1)φ (f1)) (α2)U] (fc1))
(31)
A reunião é na sala 106.
NR:
(pfci: [(fi: (li: –sala 106– (li))L (fi)) (ei: –reunião– (ei))U] (fci))
(32)
Inf.: ele sofreu um acidente que ele ficô(u) totalmente deformado [...] tinha que dá(r) banho nele adivinha quem era?... a esposa dele... que tinha acabado de sê(r) traída. aí cê imagina né? diz que ela quase num judiô(u) dele pelo menos NÃO assim em atos mas em palavras né? (AC-050; NR: 174)
NR:
(pi: (fci: [(fi: (m ei: –palavra– (ei))Ins (fi)) (fcj)U] (fci)) (pi))
(33)
Diz que ela quase num judiou dele, pelo menos não em atos, mas em palavras.31
Cotexto:
(pi: (past epi: (sim neg ei: (fci: [(fi: judia- (fi)) (1 xi)A (1 xj)L] (fci)) (ei)) (epi)) (pi))
1º membro:
(neg pj: (fcj: [(fj: (m ej: (fk: ato (fk)) (ej))Ins (fj)) (fci)U] (fcj)) (pj))
2º membro:
(pk: (fck: [(fl: (m ek: (fm: palavra (fm)) (ek))Ins (fl)) (fci)U] (fck)) (pk))
Componente Gramatical
Componente Contextual
(33a)
NR:
(neg pj: (fcj: [(fj: (m ej: (fk: ato (fk)) (ej))Ins (fj)) (fci)U] (fcj)) (pj))
Registro Discursivo:
p
ep
e
fc
α
f
♦
(pi)
(past epi)
(sim neg ei)
(f
c
i
)
(1 xj)L
(1 xi)A
(fi)
judia-
(33b)
NR:
(pk: (fck: [(fl: (m ek: (fm: palavra (fm)) (ek))Ins (fl)) (fci)U] (fck)) (pk))
Registro Discursivo:
p
ep
e
fc
α
f
♦
(neg pj)
(fcj)
(fj)
(m ej)Ins
(fk)
ato
(f
c
i
)
U
(pi)
(past epi)
(sim neg ei)
(1 xj)L
(1 xi)A
(fi)
judia-
(35)
({neg} p1: (fc1: [(α1: (f1: ♦ (f1)) (α1)) (α2)] (fc1)) (p1))
Identificacional
({neg} p1: (fc1: [(α1: (f1: ♦ (f1)) (α1)) (α2)U] (fc1)) (p1))
Classificacional
({neg} p1: (fc1: [(f1: (α1: (f2: ♦ (f2)) (α1))φ (f1)) (α2)U] (fc1)) (p1))
Relacional
(36)
-> o presidente da república não tem no nosso sistema funções executivas. quem tem as funções executivas é o governo. na medida em que o presidente da república queira avançar mais do que deve, cai numa área de conflitualidade. e então é pior a emenda do que o soneto, [...] e eu tive a prudência de não cair nesse aspecto. [...] não por razões portanto eleitorais que nunca estiveram no meu espírito mas por leitura que faço da constituição. (PT90:PoderesChefeEstado)
(37)
(AI: [
...
(CI:
(TI:
(RJ:
–leitura que faço da constituição–
(RJ))
(TI))
(CI))FOC-CONTR]
(AI))
(pi:
(fci: [
(fi:
(ei:
–leitura que faço da constituição–
(ei))Cause
(fi))
(ej)U]
(fci))
(pi))
Quadro 2
– Alinhamento entre os níveis da Formulação e os da Codificação do membro não oracional da coordenação adversativa substitutiva