Ao tratar do tema Orientação Sexual, busca- |
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se considerar a como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa desde cedo no ser humano. |
O tratamento da |
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nas séries iniciais visa permitir ao aluno encontrar na escola um espaço de informação e de formação, no que diz respeito às questões referentes ao seu momento de desenvolvimento e às questões que o ambiente coloca. |
A discussão sobre a inclusão da temática da |
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no currículo das escolas de primeiro e segundo graus tem se intensificado a partir da década de 70, por ser considerada importante na formação global do indivíduo. |
A partir de meados dos anos 80, a demanda por trabalhos na área da |
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nas escolas aumentou devido à preocupação dos educadores com o grande crescimento da gravidez indesejada entre as adolescentes e com o risco da contaminação pelo HIV (vírus da AIDS1) entre os jovens. |
As manifestações de |
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afloram em todas as faixas etárias. Ignorar, ocultar ou reprimir são as respostas mais habituais dadas pelos profissionais da escola. |
O comportamento dos pais entre si, na relação com os filhos, no tipo de “cuidados” recomendados, nas expressões, gestos e proibições que estabelecem são carregados de determinados valores associados à |
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que a criança apreende. |
Pode-se afirmar que é no espaço privado, portanto, que a criança recebe com maior intensidade as noções a partir das quais construirá sua |
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na infância. |
Há programas jornalísticos/científicos e campanhas de prevenção à AIDS que enfocam a |
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veiculando informações dirigidas a um público adulto. |
As crianças também os assistem, mas não podem compreender por completo o significado dessas mensagens e muitas vezes constroem conceitos e explicações errôneas e fantasiosas sobre a |
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Não é apenas em portas de banheiros, muros e paredes que se inscreve a |
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no espaço escolar; ela “invade” a escola por meio das atitudes dos alunos em sala de aula e da convivência social entre eles. |
Por vezes a escola realiza o pedido, impossível de ser atendido, de que os alunos deixem sua |
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fora dela. |
Há também a presença clara da |
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dos adultos que atuam na escola. Pode-se notar, por exemplo, a grande inquietação e curiosidade que a gravidez de uma professora desperta nos alunos. |
Sabe-se que as curiosidades das crianças a respeito da |
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são questões muito significativas para a subjetividade na medida em que se relacionam com o conhecimento das origens de cada um e com o desejo de saber. |
Se a escola que se deseja deve ter uma visão integrada das experiências vividas pelos alunos, buscando desenvolver o prazer pelo conhecimento, é necessário que ela reconheça que desempenha um papel importante na educação para uma |
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ligada à vida, à saúde, ao prazer e ao bem-estar, que integra as diversas dimensões do ser humano envolvidas nesse aspecto. |
As informações corretas aliadas ao trabalho de autoconhecimento e de reflexão sobre a própria |
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ampliam a consciência sobre os cuidados necessários para a prevenção desses problemas. |