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UM OLHAR PARA ALÉM DE REPRESENTAÇÕES CULTURAIS ESTÁVEIS EM ATIVIDADES TELECOLABORATIVAS

RESUMO

As representações culturais, para Risager (2007, p. 180), “transmitem imagens ou narrativas de cultura e de sociedade em contextos específicos”, permitindo às pessoas trocar ideias relativas a imagens pré-construídas sobre outras culturas. Na telecolaboração (que, para O'Dowd (2013, 2016), refere-se à utilização de tecnologias digitais no contexto de aulas de línguas estrangeiras geograficamente distantes), representações culturais emergem quando os indivíduos se encontram. Recorrendo a estudiosos como Byram (1997)BYRAM, M. Teaching and assessing intercultural communicative competence. Clevedon: Multilíngual Matters, 1997., Kramsch (1993KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993., 2014KRAMSCH, C. Teaching foreign languages in an era of globalization: Introduction. The Modern Language Journal, New Jersey, v. 98, n.1, p.296-311, 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1540-4781.2014.12057.x. Acesso em: 24 jul. 2020.
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), Risager (2007)RISAGER, K. Language and culture pedagogy: from a national to a transnational paradigm. Clevedon: Multilingual Matters, 2007., Lopes e Freschi (2016)LOPES, Q. B.; FRESCHI, A. C. Potenciais sequências de aprendizagem intercultural no teletandem: a importância da mediação. Revista do Gel, Assis, v.13, n.3, p. 49-74, 2016. Disponível em: https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/1470. Acesso em: 24 ago. 2020.
https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/...
e O’Dowd (2019)O’DOWD, R. A transnational model of virtual exchange for global citizenship education. Language Teaching, Cambridge, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/language-teaching/article/abs/transnational-model-of-virtual-exchange-for-global-citizenship-education/3C9CCB2AA8B68BB77EB2F42778D68619. Acesso em: 14 ago. 2020.
https://www.cambridge.org/core/journals/...
, este estudo qualitativo (PATTON, 1985PATTON, M. Q. Quality in qualitative research: methodological principles and recent developments. Chicago: Invited address to Division Journal of the American Educational Research Association, 1985.) teve como objetivo discutir o modo pelo qual um olhar para além de representações culturais estáveis foi possível nas atividades telecolaborativas. Para a análise, foram incluídos dados de sessões de telecolaboração e de uma entrevista. Os excertos analisados representam três episódios interativos em que o seguinte tópico cultural foi discutido: “Programa Bolsa Família”. Os resultados revelaram que um olhar além das representações culturais estáveis foi possível através de mediação pedagógica, pois foram necessários questionamentos posteriores à sessão de telecolaboração para esse olhar. Pode-se afirmar que existe uma necessidade evidente para a discussão sobre representações culturais estáveis em atividades telecolaborativas, tendo em conta que tal discussão foi de suma importância em um olhar além de essencialismos culturais.

representações culturais; telecolaboração; intercâmbios telecolaborativos; interculturalidade; mediação pedagógica

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