Acessibilidade / Reportar erro

MODA E LINGUAGEM VISUAL: UMA ANÁLISE SEMIÓTICO-SOCIAL DA ROUPA FEMININA EM FOTOGRAFIAS DA DÉCADA DE 1920

RESUMO

A moda possibilita compreender os desdobramentos socioculturais de uma determinada sociedade. Pode ser vista como uma manifestação cultural e como uma forma de linguagem, possibilitando ser analisada por meio da semiótica. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as formas de representação utilizadas para construir significados identitários a partir da observação da roupa feminina presente nas fotografias da década de 1920, por meio da Semiótica Social, ao identificar e refletir sobre a mensagem transmitida visualmente pelas roupas, estabelecendo uma relação entre a mensagem transmitida pela imagem com a construção social do corpo feminino e o contexto histórico e sociocultural dos anos de 1920. Metodologicamente o estudo apresenta uma pesquisa bibliográfica fundamentada em estudiosos das áreas da semiótica e da moda como Natividade e Pimenta (2009) e Bonadio (2007), seguida da análise das imagens quanto aos seus significados representacionais, interacionais e composicionais, justificando-se por ser a visualidade e a moda áreas de análise ainda carentes de estudos, mas também pela relevância do estudo da moda e da linguagem visual para diversas áreas do saber. Os resultados sugerem que a roupa pode transmitir mensagens e informações dentro de um contexto sociocultural, sendo, portanto, uma manifestação de um sistema não verbal de comunicação.

moda; semiótica social; linguagem; década de 1920

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br