Acessibilidade / Reportar erro

SOBRE AS INTERTEXTUALIDADES EM AMBIENTES DIGITAIS: O USO DE HASHTAGS

RESUMO

Desde o seu surgimento na década de 1990, as hashtags têm sido usadas com diferentes funções discursivas na internet e se tornado uma marca importante nesse ambiente. Neste trabalho, discutimos como elas, funcionando como um link, podem estabelecer relações intertextuais tanto em ambientes digitais quanto não digitais. Defendemos, à luz de Carvalho (2018), a hashtag como um diálogo marcado entre textos, ou seja, uma ocorrência intertextual por meio da qual um texto alude a um conjunto de textos, uma vez que, ao evocá-la, o usuário estabelece uma relação tangível com um conjunto inespecífico de textos. Para isso, analisamos três hashtags, sendo duas em ambiente digital, o Twitter, e uma em espaço não digital, as ruas da cidade de Fortaleza. À luz dos estudos da Linguística de Texto (Cavalcante et al, 2019), buscamos mostrar que, mesmo nascidas e pensadas no âmbito digital, as hashtags mantêm sua vitalidade em espaços não digitais.

intertextualidade; hashtags; hipertexto

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br