Acessibilidade / Reportar erro

OS ESQUECIDOS NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA: UMA HISTÓRIA A SE FAZER1 1 Texto vinculado ao projeto Cientista do Nosso Estado/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), 2018-2021 (Guerra civil, motim e revolução nos primórdios do Império do Brasil: os panfletos políticos de 1822-1825), à Bolsa de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e ao Prociência/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Apoio da Faperj para a realização da tradução em inglês.

Resumo

Este artigo propõe uma outra abordagem da história da Independência do Brasil, para além das grandes personagens conhecidas pela historiografia, que possibilite trazer à tona os indivíduos muitas vezes esquecidos desse processo. Tal questão não significa, contudo, escolher uma personagem não original, mas apenas um nome cuja trajetória se procura reconstituir, sem inseri-lo no contexto mais amplo da conjuntura que marcou a separação do Brasil de Portugal. Utilizando-se de pequenas histórias de vida, é possível encontrar aqueles que também elaboraram argumentos que possibilitaram releituras do processo. Estruturaram ainda um discurso que buscou decifrar as linguagens da época e responder às questões por meio de práticas e princípios que, em certa medida, traduziam as culturas políticas daquele momento.

Palavras-chave:
Memória/Esquecimento - Independência - Império Brasílico - biografia - culturas políticas

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com