Acessibilidade / Reportar erro

A identidade nacional durante a Guerra do Paraguai. Representações, linguagens políticas e conceitos no jornal La Nación Argentina (1862-1870)

Resumo

Propomos avaliar, a partir de uma perspectiva histórica, o impacto da Guerra do Paraguai no processo de construção da identidade nacional argentina. Para tal, usaremos o estudo e análise de conceitos e representações do diário mitrista La Nación Argentina. Estruturamos o trabalho de maneira cronológica buscando dar conta de dois processos convergentes: a Guerra do Paraguai imprimindo mudanças nas linguagens; e a trajetória do referido diário. Primeiramente, analisaremos o tópico da neutralidade, tema central no início da contenda e as argumentações para justificar a aliança com o Brasil. O ponto central deste trabalho se constitui na análise das representações da nação argentina em um contexto de resistências provinciais. Nesta chave, abordaremos a imagem do Paraguai e as disputas com outros adversários do debate político interno.

Palavras-chave:
identidade; nação; guerra; representações; aliança

Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP Estrada do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade , CEP. 07252-312 - Guarulhos - SP - Brazil
E-mail: revista.almanack@gmail.com