Acessibilidade / Reportar erro

Estudo da quantificação do medicamento Azitromicina no solo, pela técnica de Infravermelho com o Transformada de Fourier (IFTR)

Resumo

Algumas classes de drogas representam maior criticidade como contaminação ambiental; os antibióticos em geral representam os contaminantes mais potentes e que causam maiores danos ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é quantificar a porcentagem de contaminação do solo por Azitromicina em apresentações de 500 mg, através da aplicação da Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier. Verificou-se que o fármaco, mesmo na característica de micropoluente, exerce impactos significativos ao meio ambiente e que sua extração, quando realizada com o Acetonitrila pura, permite quantificar satisfatoriamente seus resíduos em amostras de solo.

Palavras-chave:
contaminação de solo por medicamento; descarte de antibióticos; meio ambiente.

Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas Instituto de Pesquisas Ambientais em Bacias Hidrográficas (IPABHi), Estrada Mun. Dr. José Luis Cembranelli, 5000, Taubaté, SP, Brasil, CEP 12081-010 - Taubaté - SP - Brazil
E-mail: ambi.agua@gmail.com