Acessibilidade / Reportar erro

"Por conto e peso": o comércio de marfim no Congo e Loango, séculos XV – XVII1 1 Este texto integra a pesquisa do meu projeto de produtividade do CNPq (2014-2017) e dialoga com grupo de pesquisa sobre marfins africanos, em que se integra, reunido no projeto “Marfins Africanos no Mundo Atlântico: uma reavaliação dos marfins luso-africanos”, financiado através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, PTDC/EPHPAT/1810/2014, coordenado pelos professores José da Silva Horta (Universidade de Lisboa), Peter Mark (Wesleyan University) e Vanicleia Silva Santos (UFMG). Agradeço aos pareceristas da revista e a Joseph Miller pela leitura do texto, correções e sugestões enviadas.

RESUMO

O artigo descreve a implantação do comércio de marfim na costa centro-ocidental africana entre 1490 e 1620. Essa região tem sido estudada do ponto de vista do comércio atlântico de escravos, mas não existem estudos dedicados ao marfim. O comércio do marfim bruto aparece na historiografia como referência passageira. Já a circulação do marfim lavrado tem sido estudada a partir de objetos encontrados nos museus europeus, ponto final de uma longa cadeia diplomática e comercial. Tomando como referência o comércio de marfim nos portos da costa do Congo e Loango, o texto estabelece o contexto africano de acesso ao marfim antes do crescimento do comércio de escravos na região, destacando sua importância no conjunto das atividades econômicas da época.

PALAVRAS-CHAVE:
Marfim; Loango; Comércio; Congo; África centro-ocidental

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br