Acessibilidade / Reportar erro

Weaving the network of cultural and science capitals in science museums in Rio de Janeiro (Brazil)

RESUMO

Museus são locais com potencial de promoção de emoções e criação de lembranças a partir das experiências que eles proporcionam. Nesse sentido, este artigo busca saber por que as pessoas visitam museus de ciência. O objetivo da pesquisa é conhecer a diversidade do público e facilitar a compreensão de seus interesses e motivações para essa prática cultural. A coleta de dados se deu por meio de um questionário impresso e autoaplicado, preenchido por visitantes adultos, acima de trinta anos, no decorrer das visitas a cinco museus de ciência, situados na região metropolitana do Rio de Janeiro. Com base nos conceitos de capital cultural, de ciência, interesse e motivação, a abordagem analítica aplicada foi qualiquantitativa, com auxílio do método do discurso do sujeito coletivo. Os achados trazem contribuições para o campo de estudos de público e lazer cultural. Emergem dos discursos o processo de aquisição, ampliação e transmissão dessas formas de capital para filhos, família e amigos, durante a interação com exposições e atividades educacionais e de divulgação oferecidas pelos museus de ciência. Essa compreensão pode contribuir para a elaboração de estratégias para atrair, reter e fidelizar seu público de visitação espontânea.

PALAVRAS-CHAVE:
Museus de Ciência; Capital Cultural; Capital de Ciência; Lazer Cultural; Interesse em Ciência

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br