Acessibilidade / Reportar erro

O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo1 1 Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado em andamento na FAU-USP, com apoio da Fapesp (Processo n°2016/26239-8). Agradeço a leitura e as contribuições de minha orientadora, Ana Cláudia Castilho Barone (FAU-USP), e dos professores Brodwyn Fischer (University of Chicago) e José Tavares Correia de Lira (FAU-USP). Do mesmo modo, sou grata aos pareceristas anônimos que avaliaram este artigo, pelas suas generosas observações. Também agradeço a Filipe Amado por compartilhar a entrevista de Tio Mário, sambista e trabalhador do Largo da Banana, e a Bruno Nogueira por colaborar com a formatação da imagem incluída neste artigo.

Largo da Banana and black presence in São Paulo’s history

RESUMO

O Largo da Banana está associado à história da população negra em São Paulo. Reconhecido como um dos “berços” do samba paulista, é sobretudo através dos próprios sambistas que essa história pode hoje ser conhecida. Localizado junto à antiga estação da Barra Funda, desde as primeiras décadas até meados do século passado, aquele espaço concentrou trabalhadores informais vinculados às atividades da ferrovia. Em meio a um cotidiano precário e instável, essa população realizava rodas de samba e de tiririca. Nos anos 1950, foi construído naquele local o Viaduto Pacaembu, que prolongava a avenida homônima para além da via férrea. A partir da década de 1960, o sambista negro Geraldo Filme compôs duas canções em que homenageava o Largo da Banana e lamentava seu desaparecimento após a inauguração do viaduto. Nessas e em outras composições, o artista registrou suas percepções sobre as condições de vida da população negra e sambista na cidade, suas sociabilidades, bem como sobre as transformações urbanas que testemunhou. Considerando que sua obra artística contribui para iluminar aspectos da realidade social, ela é adotada como fonte para analisar as formas de sociabilidade no Largo da Banana e a intervenção urbanística naquele local.

Palavras-Chave:
Largo da Banana; Barra Funda; Viaduto Pacaembu; Negros em São Paulo; Geraldo Filme

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br