Figura 1
Fotografia da obra de Massimo Campigli sob iluminação direta. I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP, doação de Francisco Matarazzo Sobrinho.
Figura 2
Registro fotográfico com iluminação tangencial com a fonte de luz posicionada do lado esquerdo da obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 3
Registro fotográfico, com luz transmitida, da obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 4
Espectro FTIR do ponto 9 (branco, no peito do personagem masculino) da obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. Nesse espectro, as bandas em 2.513 e 1.794 cm-1 indicam a presença de carbonato de cálcio (calcita), usado como base de preparação para depósito de tintas em têmpera.
Figura 5
Registro fotográfico da fluorescência visível induzida por radiação ultravioleta sobre a obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. Círculos vermelhos identificam regiões com clara sobreposição do pigmento branco litopone (fluorescência verde) pelo branco de titânio (fluorescência roxa).
Figura 6
Espectros Raman dos pontos medidos sobre regiões com camadas espessas de tinta, próximo aos personagens. Nesses espectros estão identificados as bandas características de branco-de-chumbo (1.045±6 cm-¹) e calcita (1.086±6 cm-¹). Medições feitas sobre a obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 7
Imagem de reflectografia de infravermelho, da obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. Círculo azul identifica um pentimento, com a alteração da posição da mão do homem.
Figura 8
Registro fotográfico da fluorescência visível induzida por radiação ultravioleta da assinatura do artista, sobre a obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 9
Imagem com iluminação direta de um detalhe da lateral da obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm, acervo MAC USP. Círculos localizam furos prévios de fixação da tela.
Figura 10
Fotografia da obra de Massimo Campigli sob iluminação direta, Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP, doação de Yolanda Penteado e Francisco Matarazzo Sobrinho.
Figura 11
Imagem com luz transmitida, da obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 12
Imagem de Reflectografia de Infravermelho da obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP. Retângulo azul identifica a posição anterior do braço da mulher à direita, que segurava a grade, e os círculos azuis delimitam regiões onde foram encontrados traços subjacentes à pintura.
Figura 13
Imagem de Reflectografia de Infravermelho da região ao redor da mulher central da obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 14
Registro com iluminação RAS com a fonte de luz posicionada na parte superior da obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 15
Fotografia da obra de Massimo Campigli sob iluminação direta. Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP, doação de Yolanda Penteado e Francisco Matarazzo Sobrinho.
Figura 16
Imagem de radiografia da obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP. A imagem revela um rosto subjacente. A demarcação em vermelho identifica traços de um braço subjacente.
Figura 17
Imagem de reflectografia de infravermelho da obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP. Marcação em laranja localiza a alteração dos braços da mulher à direita, marcação em vermelho identifica traços dos pés da mulher à esquerda, que não aparecem na versão final, e a marcação em azul localiza a alteração do caimento da saia.
Figura 18
Gráfico de barras sistematizando as contagens de fluorescência de raios X do elemento zinco (Zn) para os pontos com diferentes cores, identificadas durante as medições, na obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 19
Imagem com iluminação tangente, com a fonte de luz posicionada do lado esquerdo da obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 20
Fotografia da obra de Massimo Campigli sob iluminação direta. Donna velata [Mulher velada], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 78 cm × 48,5 cm. São Paulo, MAC USP, doação de Yolanda Penteado e Francisco Matarazzo Sobrinho.
Figura 21
Registro com iluminação tangencial com a fonte de luz posicionada na parte superior da obra Donna velata [Mulher velada], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 78 cm × 48,5 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 22
Imagem de RIV da obra Donna velata [Mulher velada], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 78 cm × 48,5 cm. São Paulo, MAC USP. Demarcação em vermelho localiza traços de um rosto feminino subjacente.
Figura 23
Registro da fluorescência visível induzida por ultravioleta da obra Donna velata [Mulher velada], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 78 cm × 48,5 cm. São Paulo, MAC USP. Marcações em vermelho identificam regiões com fluorescência roxa, podendo estar associada a pinturas subjacentes.
Figura 24
Fotografia da obra de Massimo Campigli sob iluminação direta. Donne al piano [Mulheres ao piano], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 69,5 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP, doação de Yolanda Penteado e Francisco Matarazzo Sobrinho.
Figura 25
Imagem com iluminação tangencial, com a fonte de luz posicionada na parte inferior da obra Donne al piano [Mulheres ao piano], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 69,5 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 26
Imagem de radiografia da obra Donne al piano [Mulheres ao piano], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 69,5 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. Marcação em vermelho identifica alterações na posição dos olhos da figura à esquerda e marcação em azul localiza traços de uma terceira figura feminina, a qual não aparece na versão final da pintura.
Figura 27
Fotografia da obra de Massimo Campigli sob iluminação direta. A cantora, 1949-1950, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 57,3 cm × 68,3 cm. São Paulo, MAC USP, doação do MAM.
Figura 28
Imagem de radiografia da obra A cantora, 1949-1950, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 57,3 cm × 68,3 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 29
Imagem de fluorescência visível induzida por radiação ultravioleta da obra A cantora, 1949-1950, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 57,3 cm × 68,3 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura 30
Espectros Raman de pontos com diferentes cores medidos apresentam as bandas características do pigmento branco-de-titânio, localizados em 143, 395, 515 e 635 cm-¹. Medições feitas sobre a obra A cantora, 1949-1950, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 57,3 cm × 68,3 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura A1
Localização dos pontos selecionados para as medidas de FRX-DE e Raman, identificados no re gistro fotográfico com iluminação direta sobre a obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Mas simo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura A2
Gráficos de barras relacionados às contagens de raios X característicos do zinco (Zn) e do bário (Ba) medidas por FRX-DE sobre a obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. Nota-se uma correlação acerca dos pontos em que se mede Zn e Ba e entre as proporções de contagem entre esses pontos, o que é um forte indicativo da presença do pigmento litopone.
Figura A3
Gráfico de barras relacionado às contagens de raios X característico do titânio (Ti) medidas por FRX-DE sobre a obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. O pigmento está presente nas regiões brancas, exceto nos pontos P30 e P31, medidos sobre a lateral da obra.
Figura A4
Gráfico de barras relacionado às contagens de raios X característico do cobalto (Co) medidas por FRX-DE sobre a obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. A presença do elemento Co indica a presença de azul-de-cobalto na paleta.
Figura A5
Espectros Raman de pontos vermelhos medidos sobre a obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. Medições revelam bandas características do pigmento vermelho-de-Marte, identificadas pelas linhas tracejadas e flechas vermelhas.
Figura A6
Gráfico de barras relacionado às contagens de raios X característico do ferro (Fe) medidas por FRX-DE sobre a obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. A presença sobre toda a obra sugere o uso de pigmentos à base de Fe, como pigmentos naturais (ocres e siena) e sintéticos (vermelho-de-Marte).
Figura A7
Gráficos de barras relacionados às contagens de raios X característicos do cálcio (Ca) e fósforo (P) medidas por FRX-DE sobre a obra I fidanzati [Os noivos], 1929, têmpera sobre tela de Massimo Campigli, 59 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. Nota-se uma correlação entre as contagens destes elementos sobre os pontos pretos, confirmando a presença de preto-de-osso na paleta da obra.
Figura A8
Localização dos pontos selecionados para as medidas de FRX-DE e Raman, identificados no registro fotográfico com iluminação direta sobre a obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura A9
Espectros Raman de pontos com diferentes cores medidos na obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP. Nos espectros são identificadas as bandas dos pigmentos branco-de-chumbo e calcita, confirmando sua presença na paleta da obra.
Figura A10
Espectros Raman de pontos vermelhos medidos sobre a obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP. Esses espectros apresentam as bandas características de vermelho-de-Marte, devidamente identificadas.
Figura A11
Gráfico de barras relacionado às contagens de raios X característico do ferro (Fe) medidas por FRX-DE sobre a obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP. A presença sobre toda a obra mostra um uso amplo de pigmentos à base de Fe, como pigmentos naturais (ocres e siena) e sintéticos (vermelho-de-Marte).
Figura A12
Gráficos de barras relacionados às contagens de raios X característicos do cromo (Cr) e zinco (Zn) medidas por FRX-DE sobre a obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP. As contagens correlacionadas de Cr e Zn sobre os pontos verdes é um indicativo da presença do pigmento amarelo-de-zinco, usado para compor as regiões verdes. As contagens de Cr também podem indicar o uso dos pigmentos verdes-óxido-de-cromo e/ou viridian. Por fim, as contagens altas de Zn sobre todos os pontos pode ser um indicativo do uso de branco-de-zinco, possivelmente depositado pela obra inteira como base de preparação.
Figura A13
Gráfico de barras relacionado às contagens de raios X característico do cobalto (Co) medidas por FRX-DE sobre a obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP. A presença do elemento Co indica a presença de azul-de-cobalto na paleta.
Figura A14
Gráficos de barras relacionados às contagens de raios X característicos do cálcio (Ca) e fósforo (P) medidas por FRX-DE sobre a obra Donne a passeggio [Mulheres a passeio], 1929, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 80,9 cm × 64,6 cm. São Paulo, MAC USP. Nota-se uma correlação entre as contagens destes elementos sobre os pontos pretos, indicando a presença de preto-de-osso na paleta da obra.
Figura A15
Localização dos pontos selecionados para as medidas de FRX-DE e Raman, identificados no registro fotográfico com iluminação direta sobre a obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP. Foto: J. Bittencourt/ LACAPC/ IFUSP.
Figura A16
Gráfico de barras relacionado às contagens de raios X característico do chumbo (Pb) medidas por FRX-DE sobre a obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP. Marcações em vermelho identificam os pontos de medição que coincidem com a localização do retrato subjacente, revelando contagens altas de Pb sobre o retrato.
Figura A17
Espectros Raman de pontos com diferentes cores medidos na obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP. Nos espectros são identificadas as bandas do pigmento branco-de-titânio, confirmando sua presença na paleta da obra.
Figura A18
Espectros Raman de pontos vermelho e marrons medidos na obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP. Nos espectros são identificadas as bandas do pigmento vermelho-de-Marte, confirmando sua presença na paleta da obra.
Figura A19
Gráfico de barras relacionando às contagens de raios X característico do cobalto (Co) medidas por FRX-DE sobre a obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP. A presença do elemento Co, com altas contagens em pontos azuis, indica a presença de azul-de-cobalto na paleta.
Figura A20
Gráfico de barras relacionado às contagens de raios X característico do ferro (Fe) medidas por FRX-DE sobre a obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP. A presença sobre toda a obra mostra um uso amplo de pigmentos à base de Fe, como pigmentos naturais (ocres e siena) e sintéticos (vermelho-de-Marte).
Figura A21
Gráficos de barras relacionados às contagens de raios X característicos do cobre (Cu) e arsênio (As) medidas por FRX-DE sobre a obra Tre donne [Três mulheres], 1940, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 46,3 cm × 36,5 cm. São Paulo, MAC USP. As contagens correlacionadas de Cu e As sobre os pontos verdes são um indicativo da presença do pigmento verde-veronese. Podem estar associadas também aos pigmentos verde-esmeralda e verde-de-Scheele.
Figura A22
Localização dos pontos selecionados para as medidas de FRX-DE e Raman, identificados no registro fotográfico com iluminação direta sobre a obra Donna velata [Mulher velada], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 78 cm × 48,5 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura A23
Gráficos de barras relacionados às contagens de raios X característicos do zinco (Zn) e do bário (Ba) medidos por FRX-DE sobre a obra Donna velata [Mulher velada], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 78 cm × 48,5 cm. São Paulo, MAC USP. Além de haver uma correlação entre as medições de Zn e Ba, indicando o uso de pigmento litopone, é também indicado o uso de barita.
Figura A24
Espectros Raman de pontos de diferentes cores medidos sobre a obra Donna velata [Mulher velada], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 78 cm × 48,5 cm. São Paulo, MAC USP. Nesses espectros é possível identificar bandas características de branco-de-titânio, sulfato-de-bário (barita ou parte do litopone), branco-de-chumbo e calcita.
Figura A25
Gráficos de barras relacionados às contagens de raios X característicos do manganês (Mn) e do ferro (Fe) medidos por FRX-DE sobre a obra Donna velata [Mulher velada], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 78 cm × 48,5 cm. São Paulo, MAC USP. Contagens correlacionadas de Mn e Fe indicam o uso de pigmento umbra, além de indicar o uso amplo de pigmentos marrons a base de Fe, naturais (ocres e siena) e sintético (vermelho-de-Marte).
Figura A26
Gráfico de barras relacionado às contagens de raios X característico do ferro (Fe) medidos por FRX-DE sobre a obra Donna velata [Mulher velada], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 78 cm × 48,5 cm. São Paulo, MAC USP. Contagens maiores de Cr sobre um ponto verde-azulado (e presença sobre pontos verdes) indica o uso de verde-viridian e/ou óxido-de-cromo.
Figura A27
Gráfico de barras relacionado às contagens de raios X característico do cobalto (Co) medidos por FRX-DE sobre a obra Donna velata [Mulher velada], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 78 cm × 48,5 cm. São Paulo, MAC USP. Contagens de Co maiores sobre os pontos verde-azulados indica o uso de azul-de-cobalto. Presença de Co sobre pontos verdes pode ser proveniente de mistura entre pigmentos.
Figura A28
Localização dos pontos selecionados para as medidas de FRX-DE e Raman, identificados no registro fotográfico com iluminação direta sobre a obra Donne al piano [Mulheres ao piano], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 69,5 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP.
Figura A29
Gráficos de barras relacionados às contagens de raios X característicos do zinco (Zn) e do bário (Ba) medidos por FRX-DE sobre a obra Donne al piano [Mulheres ao piano], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 69,5 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. A correlação entre as medições de Zn e Ba indica o uso de litopone. Regiões com contagens altas de Ba e baixas de Zn podem sugerir também o uso de barita.
Figura A30
Espectros Raman de pontos de diferentes cores medidos sobre a obra Donne al piano [Mulheres ao piano], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 69,5 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. Nesses espectros é possível identificar bandas características de branco-de-titânio, sulfato-de-bário (barita ou parte do litopone) e branco-de-chumbo.
Figura A31
Gráficos de barras relacionado às contagens de raios X característicos do cobre (Cu) e arsênio (As) medidos por FRX-DE sobre a obra Donne al piano [Mulheres ao piano], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 69,5 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. As contagens correlacionadas de Cu e As sobre os pontos verdes são um indicativo da presença do pigmento verde-veronese. Podem estar associadas também aos pigmentos verde-esmeralda e verde-de-Scheele.
Figura A32
Gráficos de barras relacionado às contagens de raios X característicos do ferro (Fe) e potássio (K) medidos por FRX-DE sobre a obra Donne al piano [Mulheres ao piano], 1946, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 69,5 cm × 80 cm. São Paulo, MAC USP. Contagens correlacionadas de Fe e K sobre pontos verdes indica a presença do pigmento mineral verde-terra. Além disso, contagens altas de Fe indicam também o uso amplo de pigmentos naturais (ocres e siena) e sintético (vermelho-de-Marte).
Figura A33
Localização dos pontos selecionados para as medidas de FRX-DE e Raman, identificados no registro fotográfico com iluminação direta sobre a obra A cantora, 1949-1950, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 57,3 cm × 68,3 cm. São Paulo, MAC USP, doação do MAM.
Figura A34
Espectros Raman de pontos de diferentes cores medidos sobre a obra A cantora, 1949-1950, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 57,3 cm × 68,3 cm. São Paulo, MAC USP. Além das bandas características de branco-de-titânio, são identificadas também as bandas de amarelo-de-cromo, com marcações e flechas em vermelho.
Figura A35
Gráficos de barras relacionado às contagens de raios X característicos do cromo (Cr) e zinco (Zn) medidos por FRX-DE sobre a obra A cantora, 1949-1950, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 57,3 cm × 68,3 cm. São Paulo, MAC USP. Contagens altas de Cr e Zn sobre os pontos verdes podem indicar o uso de amarelo-de-zinco para compor a cor verde.
Figura A36
Gráfico de barras relacionado às contagens de raios X característico do ferro (Fe) medidos por FRX-DE sobre a obra A cantora, 1949-1950, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 57,3 cm × 68,3 cm. São Paulo, MAC USP. Contagens altas de Fe para diferentes tonalidades sugere o uso amplo de pigmentos naturais (ocres e siena) e sintético (vermelho-de-Marte).
Figura A37
Gráficos de barras relacionando as contagens de raios X característicos do cálcio (Ca) e fósforo (P) medidos por FRX-DE sobre a obra A cantora, 1949-1950, óleo sobre tela de Massimo Campigli, 57,3 cm × 68,3 cm. São Paulo, MAC USP. Nota-se uma correlação entre as contagens destes elementos sobre os pontos pretos, confirmando a presença de preto-de-osso na paleta da obra.