Figura 1
Pedro Américo de Figueiredo e Melo. Independência ou Morte!, 1888MELO, Pedro Américo de Figueiredo e. Independência ou Morte!, 1888, óleo sobre tela, 415 x 760 cm. Acervo do Museu Paulista., óleo sobre tela, 415 x 760 cm. Acervo do Museu Paulista. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael.
Figura 2
Jose Ferraz de Almeida Junior. Partida da Monção, 1897ALMEIDA JUNIOR, José Ferraz de. Partida da Monção. 1897, óleo sobre tela, 390 x 640 cm. Acervo do Museu Paulista., óleo sobre tela, 390 x 640 cm. Acervo do Museu Paulista. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael.
Figura 3
Pedro Américo de Figueiredo e Melo. Independência ou Morte! (estudo), [s. d.], óleo sobre tela, 59 x 51 cm. Coleção Fadel - RJ.
Figura 4
Descalço e conduzindo o seu jumento, o negro, de feições não individualizadas, segue caminho aposto ao da cena principal do grito.
Figura 5
O branco, vermelho e azul nas vestes do caipira.
Figuras 6a e 6b
Imagens (alteradas) do Salão de Honra do Museu Paulista: de dimensões semelhantes, Caipira picando fumo e Amolação interrompida encaixam-se perfeitamente nos vãos deixados por Bezzi, e que serão ocupados posteriormente pelos retratos da Imperatriz Leopoldina e Maria Quitéria nos anos 1920. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael.
Figura 7
José Ferraz de Almeida Jr. Caipira picando fumo, 1893, óleo sobre tela, 202 x 141 cm. Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Transferência do Museu Paulista, 1905. Crédito fotográfico: Isabella Matheus
Figura 8
José Ferraz de Almeida Jr. Amolação interrompida, 1894, óleo sobre tela, 200 x 140 cm. Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo,Brasil. Transferência do Museu Paulista, 1905. Crédito fotográfico: Isabella Matheus
Figura 9a
No patamar da escadaria, o visitante deparava-se com Partida da Monção antes de entrar no Museu e visualizar Independência ou morte!
Figura 9b
Fotografia referente ao topo da escadaria central do Museu do Ipiranga tirada entre 1901 e 1905. Nota-se a presença da tela Partida da Monção no detalhe, colocada na antessala do Salão Nobre.
Figura 10
Oscar Pereira da Silva. O Príncipe D. Pedro e Jorge de Avilez a bordo da Fragata União, 1922SILVA, Oscar Pereira da. O Principe D. Pedro e Jorge Avilez a bordo da Fragata União. 1922, óleo sobre tela, 310 x 250 cm. Acervo do Museu Paulista., óleo sobre tela, 310 x 250 cm. Acervo do Museu Paulista. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael.
Figura 11
Domenico Failutti. Maria Quitéria de Jesus, 1920FAILUTTI, Domenico. Maria Quitéria de Jesus. 1920, óleo sobre tela, 155 x 253,5 cm. Acervo do Museu Paulista., óleo sobre tela, 155 x 253,5 cm. Acervo do Museu Paulista. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael.
Figura 12
Augustus Earle. Dona Maria de Jesus. In: GRAHAM, Mary. Journal of a Voyage to Brazil and residence there, during part of the years 1821, 1822, 1823. Londres: Longman, Hurst, Rees, Orme, Brown, and Green, Paternoster-Row; J. Murray, Albermarle-street, 1824.
Figura 13
Domenico Failutti. D. Leopoldina e seus filhos, 1921FAILUTTI, Domenico. D. Leopoldina e seus filhos. 1921, óleo sobre tela, 155 x 253,5 cm. Acervo do Museu Paulista., óleo sobre tela, 155 x 253,5 cm. Acervo do Museu Paulista. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael.
Figura 14
Oscar Pereira da Silva. Sessão das Cortes de Lisboa - 9 de maio de 1822, 1922, óleo sobre tela, 310 x 250 cm. Acervo do Museu Paulista. Reprodução: Helio Nobre; José Rosael.
Figura 15
Alfredo Roque Gameiro (1865- 1937). As côrtes constituintes de 1820. In: Quadros da história de Portugal. Lisboa, 1917.