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Parcerias e aspectos materiais da primeira edição dos livros sobre o barroco brasileiro de Germain Bazin1 1 Este artigo é resultado do pós-doutorado desenvolvido pela autora junto à linha de pesquisa História do Imaginário, do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-USP), sob supervisão do Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins.

Partnerships and material aspects of the first edition of Germain Bazin’s books on the Brazilian baroque

RESUMO

Germain Bazin, historiador da arte e curador-chefe de pinturas do Museu do Louvre (1950-1965), foi autor de duas obras referenciais sobre o barroco colonial brasileiro, publicadas pela primeira vez entre 1956 e 1963. Para a consecução dos seus livros sobre o Brasil - um sobre arquitetura colonial, outro sobre o Aleijadinho escultor -, Bazin contou com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados. Neste artigo, aprofundamos as parcerias estabelecidas entre eles, às vezes inusitadas, mas sempre eficazes no intuito de atingir a publicação dos escritos sobre o barroco brasileiro e outros objetivos articulados aos campos artístico e museológico. A publicação dos livros permitiu introduzir a produção colonial brasileira e, especificamente, a do Aleijadinho, no universo das chefs-d’œuvre mundiais. A produção intelectual de Bazin também contribuiu para chancelar a construção identitária promovida pelo Iphan em nível nacional. A divulgação dos textos, realizada com maestria pelos Diários Associados aproximou a narrativa defendida pelo instituto às discussões cotidianas do Brasil. Por último, interpretamos a consecução dos livros de Bazin como um espaço de reinvindicação do autor, já que este era questionado, à época do lançamento sobre o Aleijadinho, em relação à transparência da sua ação profissional na França.

PALAVRAS-CHAVE:
Germain Bazin; Brasil; Assis Chateaubriand; Iphan

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