Acessibilidade / Reportar erro

Narrativas sobre o Palácio Itamaraty a partir do jornal Correio Braziliense (1960-1970) 1 1 O artigo é decorrente da dissertação de mestrado intitulada Um palácio em formação: estudos sobre o desenvolvimento do projeto do Palácio Itamaraty entre 1959 e 1970 e defendida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). A pesquisa recebeu financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e foi orientada pela Profa. Dra. Tatiana Sakurai, a quem agradeço pelas inestimáveis contribuições.

Narratives about the Itamaraty Palace from the newspaper Correio Braziliense (1960-1970)

RESUMO

Este artigo consiste no estudo de reportagens do jornal Correio Braziliense sobre o Palácio Itamaraty entre os anos 1960 e 1970. A análise visa compreender a construção das ideias em torno deste edifício a partir de sua concepção arquitetônica até a sua inauguração. Além de apresentar parte do mapeamento dos fatos sobre o projeto do palácio, o propósito deste trabalho é analisar a elaboração de narrativas relacionadas com a ideia de beleza, a sua nomenclatura, a importância da transferência de sede do Ministério das Relações Exteriores para Brasília e a configuração espacial interna, fatores estes que colaboraram para a criação e consolidação de uma memória e um discurso coletivos que persistem atualmente.

PALAVRAS-CHAVE:
Palácio Itamaraty. Correio Braziliense. Imprensa. Brasília; DF. Arquitetura

Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br