Figura 1
Pontos históricos notáveis no atual Parque da Independência.
Figura 2
Perfil do caminho das tropas e de D. Pedro, do riacho até o atual local do Museu, indicando pontos relevantes.
Figura 3
Planta da Estrada entre as Cidades de São Paulo e Santos,
Vasconcellos (1832)VASCONCELLOS, José Marcelino (1832). Planta da Estrada entre as Cidades de São Paulo e Santos, levantada por mandato do Presidente da Província de São Paulo, Rafael Tobias de Aguiar, em 1832. [S. l.: s. n.], 1932. Cópia no Museu do Ipiranga pelo Brigadeiro Machado de Oliveira (1848), doada por seu neto, José de Alcântara Machado de Oliveira, em 1939. Disponível em: Disponível em: https://bityli.com/5GUyJN . Acesso em: 9 nov. 2021.
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. Trecho em que figura o local do Monumento a ser erigido.
Figura 4
Primeiro projeto de monumento comemorativo da Independência (1826), do qual só se construiu a base quadrada e se colocou a pedra fundamental no seu centro.
Figura 5
Miguel Dutra, Vista do Ipiranga, lugar onde foi proclamada a Independência do Brasil. Aquarela sobre papel, 1847. Dimensões: 0,168 × 0,288 metro.
Figura 6
Alípio Dutra, O Ipiranga: 1854, óleo sobre tela. Dimensões: 60,1 × 39,2 cm.
Figura 7
Colina do Ipiranga (cópia), planta esquemática de Carlos Rath.
Figura 8
Esquema decalcado da planta de Carlos Rath, onde se destacam os Alicerces do Monumento.
Figura 9
Esquema da seção do alicerce na direção norte-sul, reforçado sobre a planta de Carlos Rath.
Figura 10
Projeto de estrada entre a cidade e o Monumento do Ipiranga, ca. 1884.
Figura 11
Francisco Leite Lobo Pereira, Projecto de uma alameda, 1882PEREIRA, Francisco Leite Lobo. Projecto de uma alameda. [S. l.: s. n.], 1882. Arquivo Nacional. .
Figura 12
Planta do terreno onde se situa o monumento do Ipiranga.
Figura 13
O Museu em 1900, antes da implantação de qualquer jardim.
Figura 14
Cartão postal retratando o primeiro jardim fronteiro ao Museu.
Figura 15
Mastro de madeira e pedra (à direita, pouco visível) ao lado esquerdo do caminho, muito próximo do ponto em que aconteceu a Independência.
Figura 16
Mastro e pedra, em foto tirada mais de perto.
Figura 17
Vista reversa: mastro de madeira e pedra.
Figura 18
Pedra e mastro.
Figura 19
Caixa e pedra fundamental expostas no Salão nobre do Museu do Ipiranga.
Figura 20
Perfil histórico e perfil atual do eixo monumental do atual jardim.
Figura 21
Seções transversais na região da atual rua dos Patriotas.
Figura 22
Escavação de terra na altura da rua dos Patriotas, para a implantação do jardim francês, 1921.
Figura 23
Luiz Carlos Peixoto, Monumento à Independência, 1893, óleo sobre tela. Dimensões: 77 × 110 cm.
Figura 24
Antonio Diogo da Silva Parreiras, Paisagem do campo do Ipiranga, óleo sobre tela, 1893.
Figura 25
Croqui do Parque da Independência. O ponto está assinalado com o número 5, acima do eixo central, abaixo da rua do Patriotas, numa alameda em curva.
Figura 26
A chamada Casa do Grito, em 1920. Notar as voçorocas no caminho e o museu ao fundo.
Figura 27
Casa à beira do caminho, classificada por Taunay como pitoresca, pouco abaixo da chamada Casa do Grito.
Figura 28
Casa Canto e Melo, com seu pequeno sótão, situada mais abaixo e do lado oposto do caminho, com relação às anteriores.
Figura 29
Aspecto de margens plácidas do Ipiranga, mesmo após as grandes reformas.
Figura 30
Feições de interesse desenhadas sobre o mapa da Funsai (1884)PROJETO de estrada entre a cidade e o Monumento do Ipiranga. Acervo FUNSAI [S. l.: s. n.], ca. 1884. .
Figura 31
Edmund Pink, Vista do Ipiranga, local onde o atual imperador Dom Pedro, o então príncipe regente, declarou a Independência do Brasil (São Paulo, SP), aquarela sobre papel, 1823. Dimensões: 18,5 × 24 cm.
Figura 32
Feições superpostas ao mapa da Sara (1930)SARA BRASIL. Mapa topográfico do município de São Paulo. São Paulo: Sara Brasil, 1930. , incluindo o valo, em verde.
Figura 33
Vista do caminho das tropas, a partir do riacho olhando para o museu, que se vê parcialmente ao fundo.
Figura 34
Faixa do caminho, mostrando que o riacho, situava-se dentro dela. No círculo vermelho, o mastro de madeira, visto em fotos anteriores e que permaneceu até a reforma de 1922.
Figura 35
Desenho das feições antigas sobre foto de cartão postal (década de 1930), mostrando os pontos de interesse, em especial o local da ponte antiga.
Figura 36
Calculadora da NOAA, mostrando a tela com os dados e o resultado.