RESUMO
O rápido envelhecimento da população aumenta a demanda por atividades com aprendizagem e estimulação social para público com 60 e mais anos. Os museus estão bem posicionados para oferecer tal função. Objetivo: como e de que forma os museus se relacionam com as populações mais velhas. A revisão enfoca os seguintes aspectos: Identificar metodologias usadas por e nos museus para atender pessoas idosas. Variáveis utilizadas por pesquisas e áreas que produzem evidências. Identificar evidências na literatura sobre as relações entre museus e públicos mais velhos. A revisão escopo em 8 bases de dados e 2 repositórios universitários (língua inglesa e portuguesa). A busca identificou 810 fontes potenciais de pesquisa (2002-2020), 39 fontes atenderam aos critérios de inclusão. As publicações se concentraram nos aspectos educacionais dos museus e foram produzidos por disciplinas como psicologia e gerontologia, museologia, artes e educação. Os museus desempenham um papel importante com estudos que impactam a saúde (ênfase no bem-estar psicológico e físico), socialização (discutir estereótipos, reduzir o isolamento, redefinir papéis sociais), aspectos socioeconômicos (com foco local em serviços, parcerias) e no envelhecimento criativo (promover a educação não formal com aprendizagem ao longo da vida em diferentes níveis).
PALAVRAS-CHAVE:
Desenvolvimento humano; Envelhecimento; Educação ao longo da vida; Estudos de museus; Idoso