Antessala |
Grande buraco negro |
Texto de apresentação escrito pela pesquisadora Niède Guidon. Trata de sua trajetória pessoal, da pesquisa na região da Serra da Capivara, o desenvolvimento por ela impulsionado, a origem do Museu da Natureza e seu papel educativo. |
Sala escura, com um único ponto de luz, direcionado para o texto de apresentação. |
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Início da matéria |
Texto do curador que apresenta a exposição e a concepção de norteá-la através do clima e de sua influência sobre o ambiente. |
Entrada por um corredor escuro, de formato elíptico, que se ilumina no final. |
A origem do universo, do sistema solar, da Terra, do clima, da vida e da atmosfera com oxigênio. |
Mesa interativa com materiais magnéticos. |
Aparatos multimídia, ilustrações e textos de apoio. |
Mesa interativa com microscópios. |
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Tectônica de placas |
A Terra em movimento: manto, crosta terrestre e a formação dos continentes. |
Recurso interativo: grande esfera de metal com adesivos imantados no formato dos continentes. |
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Água |
A explosão da vida: dos primeiros seres vivos até os organismos pluricelulares. |
Expositores com fósseis de trilobitas e seres pré-históricos, simulador de chuva, totem audiovisual que mostra a dinâmica de movimentação dos continentes ao longo do tempo geológico e painel com projeção de ondas que simula as ondas do mar. Efeito sonoro de água. |
Surgimento de seres com exoesqueleto, notocorda e mandíbula. Os peixes pulmonados, peixes caminhantes e a saída dos animais do ambiente aquático. |
O passado marinho na região da Serra da Capivara. |
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Suco de dinossauros |
Reprodução dos anfíbios dependentes de água e o surgimento de espécies exclusivamente terrestres. Evento de extinção. Os dinossauros e a ocupação do território. |
Imagens de dinossauros que ocuparam o território brasileiro criadas em computação gráfica tridimensional e projetadas em barris. Cenas dos animais interagindo entre si e com outros. Efeito sonoro relacionado às cenas projetadas. |
Convivemos com o passado: fósseis, formação do petróleo e evolução a partir dos dinossauros, como as aves. Novo evento de extinção em massa. |
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Gelo infinito |
Variações periódicas de clima no planeta ao longo do tempo geológico, com períodos de aquecimento (derretimento de geleiras) e resfriamento (períodos glaciais). |
Sala de espelhos. Do teto saem fios com pequenos suportes de acrílico fixados em sequência, com pequenos animais e plantas em seu interior. |
O aquecimento global e como as ações antrópicas contribuem para a intensificação do processo de aquecimento do planeta. |
Efeito sonoro de gelo quebrando ao primeiro passo dentro da sala. |
A Serra gelada, mas não congelada, e a expansão da vida no território do Piauí. |
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A primeira transformação |
A Serra da Capivara já abrigou o bioma cerrado e toda a sua biodiversidade. |
Painel com impressão lenticular que, por um ângulo, mostra a paisagem da Serra da Capivara verde e frondosa (estação chuvosa) e, de outro, mostra a paisagem seca (estação com pouca chuva). |
A transformação climática e o atual bioma caatinga. |
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Desfile animal |
Os mamíferos de pequeno porte. Conceito de nicho ecológico. O surgimento de animais da megafauna após a extinção dos dinossauros e de que modo esses animais conseguiram se desenvolver em grandes dimensões depois do evento de extinção em massa dos dinossauros. |
Grande bancada semicircular com fósseis de animais da megafauna encontrados na região da Serra da Capivara. Em uma das paredes, projeção em computação gráfica tridimensional dos exemplares fósseis reconstituídos em tamanho real. Efeitos sonoros com sons de animais e trilha sonora impactante. |
O intercâmbio americano de espécimes e a diversidade da fauna nas Américas. Novo evento de extinção em massa e os gigantes de hoje. |
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Animais pintados |
A diversidade de animais representados nas pinturas rupestres do Parque Nacional da Serra da Capivara. |
Módulo com aparência de caverna, simula paredes de pedra e tem pouca luz. Projeção de pinturas rupestres nas paredes. |
Óculos em três dimensões disponíveis para a visualização de pinturas rupestres. |
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Voo livre |
O processo e as circunstâncias da criação do Parque. A importância da pesquisa científica à região, tanto para a preservação da fauna e flora endêmicas como para a conservação dos sítios arqueológicos. Parque tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade em 1991. |
Simulador de voo de asa delta com aparato específico e óculos em três dimensões. Simula o voo sobre a paisagem do Parque. |
Telão com projeção de imagens aéreas do Parque. |
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Caatinga |
A flora e a fauna atual presente no Parque. |
Vitrines e totens com exemplares da fauna e flora coletados no Parque. Esqueletos inteiros de animais, espécimes da fauna e flora empalhados e conservados. |
Monóculos com imagens da fauna e flora locais. |
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Animais noturnos |
Animais de hábitos noturnos que compõem a fauna do Parque. |
Módulo que lembra sala de cinema com uma grande tela na qual são projetadas imagens feitas com câmeras de infravermelho no interior do Parque. Imagens noturnas dos animais. |
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A próxima mudança |
A característica mutável da natureza, as transformações climáticas como geradora de mudanças na paisagem. |
Filme projetado no teto sobre um mosaico em espiral. Logo abaixo, no centro da sala, há um grande pufe para que os visitantes se acomodem e assistam ao filme. |
Narração sonora com a voz da cantora Maria Bethânia resumindo a exposição e convidando o visitante a refletir sobre a ação humana no planeta. |
Narração sonora. |
Saída |
Mirante e réplica de Preguiça-gigante |
A paisagem atual da Serra da Capivara através da vista do mirante. |
Réplica, em tamanho real, da preguiça-gigante, fabricada em resina e ferro pelo Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. |
Réplica do maior fóssil já encontrado na Serra da Capivara: preguiça-gigante. |