Acessibilidade / Reportar erro

Macroadenoma de hipófise: análise da distância intercarotídea comparada a controles

RESUMO

Objetivo

Avaliar a distância intercarotídea (DIC) de pacientes com macroadenoma de hipófise e comparar com controles saudáveis.

Método

Foram analisados retrospectivamente imagens de ressonância magnética com contraste de vinte pacientes consecutivos com diagnóstico de macroadenoma hipofisário não-funcionante, medidas as DIC em dois níveis diferentes (segmento petroso – DIC1 e segmento cavernoso horizontal – DIC2) e comparados com vinte controles pareados.

Resultados

Não houve diferença estatisticamente significativa da DIC1 média entre os grupos e subgrupos. Para a DIC2 houve diferença estatisticamente significativa entre os casos e controles. No entanto, não houve diferença significativa entre os doentes com adenomas menores e os controles. Entretanto, os pacientes com adenomas gigantes tiveram estatisticamente significativamente DIC2 que os controlos.

Conclusão

A DIC no segmento horizontal da carótida cavernoso, tende a ser mais larga em doentes com adenomas hipofisários gigantes do que em indivíduos saudáveis ou de pacientes com adenomas menores.

hipófise; doenças da hipófise; artéria carótida interna; endoscopia; sela túrcica

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org