Acessibilidade / Reportar erro

Conceito leigo sobre o acidente vascular cerebral (AVC) em uma capital do Nordeste brasileiro e o impacto da pandemia de COVID-19

Resumo

Antecedentes

O atraso no reconhecimento dos sinais do acidente vascular cerebral (AVC) é um dos principais obstáculos para receber o tratamento de fase aguda. Portanto, é importante compreender as lacunas no conhecimento da população sobre o AVC e promover campanhas de acordo com essas lacunas.

Objetivo

Investigar o conhecimento geral sobre o AVC em uma amostra de indivíduos acompanhados em um hospital público de uma capital do Nordeste brasileiro e o impacto da pandemia de doença do coronavírus 2019 (coronavirus disease 2019 - COVID-19, em inglês) na utilização dos serviços de emergência.

Métodos

Foram incluídos pacientes acima de 18 anos e seus acompanhantes e/ou familiares. Após a assinatura do termo de consentimento, o pesquisador apresentou um caso típico de AVC, e os participantes responderam um questionário dividido em 2 partes: dados sociodemográficos e 15 perguntas sobre o reconhecimento do AVC, procura por serviços de saúde e tratamento.

Resultados

Foram incluídos 154 participantes com idade média de 44,45 ± 16,21 anos. Após a apresentação do caso, 60,4% mencionaram AVC como uma possível explicação, e 54,5% chamariam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Entretanto, 62,9% erraram ou não sabiam o número do SAMU. Quanto aos fatores de risco de desenvolver AVC, 27,9% não sabiam identificar nenhum, 65,5% não conheciam qualquer tratamento, e não houve menção ao tratamento trombolítico. Com relação à conduta no mesmo caso, mas no contexto da pandemia de COVID-19, 98,1% dos participantes não mudariam sua conduta.

Conclusão

Os resultados deste estudo podem auxiliar no planejamento de políticas públicas com ênfase em campanhas sobre os fatores de risco e o acionamento do SAMU em Alagoas, Brasil.

Palavras-chave
Acidente Vascular Cerebral; Educação em Saúde; Fatores de Risco; Conhecimento

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org