Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho de um teste de olfato de bom custo-benefício na avaliação de hiposmia em pacientes com doença de Parkinson

Resumo

Antecedentes

A doença de Parkinson (DP) cursa com sintomas motores e não motores como a hiposmia, que é avaliada por diferentes testes olfativos na prática clínica.

Objetivo

Avaliar a viabilidade do teste olfatório Connecticut Chemosensory Clinical Research Center modificado (mCCCRC) e compará-la à do teste Sniffin' Sticks-12 (SS-12, Burghart Messtechnik GmbH, Wedel, Alemanha).

Métodos

Estudo transversal de caso-controle em que os pacientes foram divididos no grupo DP (GDP) e no grupo controle (GC). O custo e as dificuldades no manuseio das substâncias necessárias para a produção dos kits do teste mCCCRC foram avaliados. Características sociodemográficas, tabagismo, histórico de infecção por doença do coronavírus 2019 (coronavírus disease 2019, COVID-19, em inglês), autopercepção do olfato e cognição pelo Montreal Cognitive Assessment (MoCA) também foram avaliados. O GDP foi avaliado pela parte III da Unified Parkinson's Disease Rating Scale (UPDRS-III) e pela escala de Hoehn and Yahr (H&Y). As correlações utilizaram o teste do coeficiente de correlação de postos de Spearman (ρ, ou rho).

Resultados

O mCCCRC foi facilmente poroduzido e manipulado com custo dez vezes inferior ao do SS-12. Os grupos (GDP: n = 34; GC: n = 38) eram similares em termos de idade, sexo, escolaridade, tabagismo e histórico de COVID-19. Os resultados obtidos em ambos os testes mostraram excelente correlação (rho = 0.65; p < 0.0001). O GC teve um desempenho cognitivo melhor e pontuou melhor nos dois testes (p < 0.0001). Houve uma tendência a uma correlação negativa com a idade, mas boa correlação com a pontuação no MoCA (p = 0.0029). Os resultados olfativos do GDP não mostraram correlação com desempenho motor ou duração da doença. A autopercepção de hiposmia foi baixa em ambos os grupos.

Conclusão

O mCCCRC é um teste de fácil aplicação, baixo custo, e apresentou um desempenho semelhante ao do SS-12 na avaliação olfativa de pacientes com DP e controles saudáveis.

Palavras-chave
Transtornos do Olfato; Anosmia; Doença de Parkinson

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org