Acessibilidade / Reportar erro

Preditores de comunicação funcional em pessoas com afasia após acidente vascular cerebral

Resumo

Antecedentes

A afasia, distúrbio de linguagem mais comum secundário ao acidente vascular cerebral (AVC), está associada ao aumento da mortalidade, a um maior tempo de internação e reabilitação, ao pior desempenho nas atividades diárias, ao aumento da carga financeira, e às complicações de curto e longo prazos. Pode impactar negativamente as habilidades de comunicação funcional, incluindo atividades sociais, relacionamento com outras pessoas, e o apoio social.

Objetivo

Avaliar pacientes com afasia pós-AVC em suas respectivas residências para investigar potenciais preditores de comunicação funcional.

Métodos

A coorte prospectiva incluiu pacientes com afasia pós-AVC com 18 anos de idade ou mais, residentes em Salvador, Brasil. Após a alta da Unidade de AVC (UAVC), os próprios indivíduos, ou seus responsáveis, foram contatados por telefone para agendamento de visita domiciliar no mínimo três meses após a alta. Inicialmente, foram coletados dados sociodemográficos e clínicos, além das pontuações na National Institutes of Health Stroke Scale (NIHSS) e no Índice de Barthel modificado (IBM). O American Speech-Language-Hearing Association Functional Assessment of Communication Skills for Adults (ASHA FACS) foi aplicado no domicílio dos pacientes. A regressão linear multivariada foi empregada usando a pontuação total no ASHA FACS como o desfecho de interesse.

Resultados

A análise multivariada por meio de regressão linear revelou que apenas a capacidade funcional avaliada na alta da UAVC permaneceu como preditor independente do desempenho da comunicação funcional (β = 0,042; intervalo de confiança de 95% [IC95%] = 0,013–0,071; p = 0,002).

Conclusão

A capacidade funcional para realizar as atividades diárias, avaliada na alta hospitalar, foi identificada como potencial preditor do desempenho da comunicação funcional, independente do tempo desde o AVC.

Palavras-chave:
Acidente Vascular Cerebral; Afasia; Comunicação; Integração à Comunidade

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org