Acessibilidade / Reportar erro

Análises de livros

Análises de livros

VOIES ET CENTRES NERVEAUX. INTRODUCTION. À LA NEUROLOGIE. J. Delmas e A. Delmas. Um volume com 233 páginas e 156 figuras, 5ª edição. Masson et Cie., Paris, 1958.

O aparecimento, em curto período de tempo, de uma quinta edição de uma obra, é bem a demonstração de seu êxito. Realmente, assim acontece com a presente obra que não pretende ser um tratado completo de anatomia do Sistema Nervoso; ela tem antes por objetivo dar os fundamentos anatômicos essenciais relacionados com o sistema nervoso e da fenomenologia clínico-neurológica. Nesta quinta edição é adotada a nomenclatura anatômica internacional, embora conserve ainda transitòriamente os eponimos, o que aliás é compreensível, dado o seu tão largo uso na literatura médica francesa.

O livro inicia-se com uma vista de conjunto funcional sôbre a organização das formações nervosas, na qual acentua a imutabilidade do patrimônio neuronal e suas conseqüências fisiopatológicas; apresenta o desenvolvimento ontogenético do sistema nervoso; lembra a organização metamérica evidente ou oculta do organismo com a representação neural correspondente e as múltiplas ligações intersegmentares, transegmentares, assim como as formações mais nobres suprassegmentares que dão unidade funcional ao neuroeixo. Os vários segmentos dêste são examinados na sua constituição, após destrição anátomo-macroscópica, sendo sempre lembrado o valor funcional dos vários fascículos, tractos e núcleos. Interessante, para maior compreensão, é o exame do tronco cerebral no seu conjunto, sem subdividí-lo em seus componentes para estudo isolado de cada um dêles. Os dados recentes sôbre as localizações funcionais se refletem na explanação sôbre as áreas e os centros corticais.

Uma vista de conjunto da organização do Sistema Nervoso, abrangendo os componentes incumbidos da vida de relação, os reguladores da atividade motora semi-consciente ou semi-automática e os da vida vegetativa, finaliza esta obra, que se recomenda pelo plano da exposição que é feita com simplicidade e extrema clareza.

O. Machado de Souza

TRATTATO DI PSICHIATRIA. Lucio Bini e Tullio Bazzi. II volume, I tomo, com 814 páginas. Casa Editrice Francesco Vallardi, Milão, 1959.

Êste volume é a continuação do tratado que os autores estão publicando, tendo sido o primeiro relativo à Psicologia Médica. O livro é dividido em duas partes: 1) introdução à Psiquiatria Clínica; 2) clínica das psicoses orgânicas. Na primeira, os autores referem algumas classificações psiquiátricas, como sejam as de Kleist, de Henderson e de Gillespie, de Sadler, de Tanzi e Lugaro, de Bumke, terminando por apresentar a sua própria. Em seguida focalizam os diversos aspectos da semiologia psiquiátrica naquilo que é essencial para o seu aprendizado. Nos capítulos iniciais da segunda parte expõem a sintomatologia geral das psicoses orgânicas e discriminam tôdas as condições clínicas de natureza somática capazes de fazer eclodir os mais diversos quadros de psicose. Não obstante procurarem os autores assumir uma posição eclética no conjunto da Psiquiatria, a exuberância e a riqueza de material apresentado neste capitulo podem dar ao leitor a impressão de que qualquer desordem, por mínima que seja, é capaz de desencadear um quadro psicopatológico; êste modo de encarar o assunto pode levar à crença de serem dispensáveis as tendências genéticas do sistema nervoso central para reagir de forma anormal frente a quaisquer noxas. Com a mesma riqueza descritiva e precisão de detalhes são desenvolvidos os capítulos seguintes: psicoses das encefalopatias por agentes físicos; psicoses por intoxicação alógena; psicoses por encefalite; psicoses devidas à neurossífilis; psicoses por encefalopatia degenerativa idiopática; psicoses devidas às encefalopatias vasculares; psicoses por tumores cerebrais; psicoses de nosologia sindrômica (frenastenia e epilepsia).

Só a enumeração dos capítulos que constituem esta obra é suficiente para evidenciar a fecunda experiência dos autores, exposta segundo um esquema didático que muito facilita o estudo. O precioso acêrvo de fatos pacientemente discriminados bem exprime a preocupação dos autores de extrair da própria Clínica Médica as bases da Psiquiatria Clinica. Esta obra constitui não só um manancial precioso para os que se dedicam à Psiquiatria, mas poderá, também, ser de grande utilidade para o neurologista prático e para o internista que, freqüentemente, se defrontam com ocorrências somáticas de repercussão neuropsíquica.

Noemio Weniger

PSIQUIATRIA. R. Ciafardo. Um volume com 640 páginas e 57 figuras. Libreria Vallardi, Buenos Aires, 1958.

O autor, professor na Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de La Plata, divide o livro em três partes: Psicopatologia Geral, Psicopatologia Especial e Terapêutica Psiquiátrica. Iniciando a primeira, passa em revista as várias doutrinas psiquiátricas, analisando mais detidamente a doutrina psicossomática de Cannon e Dunbar e refere as várias classificações das constituições psicopáticas. Em capítulo seguinte estuda a Semiologia Psiquiátrica, em seus três aspectos: anamne-se, exame somático e exame psíquico. Para o autor, do ponto de vista didático, o psiquismo pode ser dividido em seus três aspectos funcionais: inteligência (atenção, percepção, memória, ideação, imaginação e julgamento), afetividade e vontade. A primeira parte do livro é terminada pela classificação das enfermidades mentais.

O capítulo dedicado às esquizofrenias se inicia com um apanhado histórico e de conjunto, analisando depois as várias formas da moléstia, no que o autor concorda com a classificação brasileira (formas simples, hebefrênica, catatônica, paranóide e mistas). O autor emprega a nomenclatura de demência precoce no lugar de esquizofrenia, sendo a parafrenia analisada à parte, conservando a divisão kraepeliniana. Em capítulos seguintes o autor estuda as principais afecções com sintomatologia psiquiátrica (afecções luéticas cerebrais, demência senil, doenças de Pick e Alzheimer, demência arteriosclerótica); apenas por convenção são separadas as chamadas demências orgânicas, tais como as devidas a amolecimentos, hemorragias, tumores, cistos parasitários e seqüelas traumáticas. Entre as intoxicações exógenas aprecia minuciosamente o alcoolismo, faz breves referências ao morfinismo, cocainismo e outras intoxicações, omitindo, porém, a maconha que, em nosso meio, assume tão alta relevância. Em relação à epilepsia o autor apresenta uma classificação própria, visando facilitar o seu estudo. O último capítulo desta parte é dedicado às oligofrenias, assunto que parece ser o preferido do autor, sendo apresentado sob o título de frenastenia, visto ser adotada a classificação de Sancte de Santis.

Na parte referente à terapêutica o autor estuda o assunto com bastante minúcia, desde os métodos biológicos e psicoterapêuticos até as intervenções cirúrgicas no cérebro e o sono prolongado, sendo de notar a omissão dos derivados da fenotiazina, de tão largo emprêgo atualmente. A parte final é dedicada à higiene mental, sôbre a qual o autor faz rápido apanhado, referindo dados estatísticos sôbre as doenças mentais na Argentina que, segundo relata, são bem significativos.

Embora o livro comporte algumas restrições, contém apreciável acêrvo de experiência clínica e preocupação didática que serão bem aproveitadas pelos que se dedicam à especialidade.

Geraldo Squilassi

LIVROS RECEBIDOS

Nota da Redação - A notificação dos livros recentemente recebidos não implica em compromisso da Redação da revista quanto à publicação ulterior de uma apreciação. Todos os livros recebidos são arquivados na biblioteca do Serviço de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Group Processes (The impact of game-ingredients on children's play behavior; Implications for our current models of personality; Group size, interaction and structural environment; The role of aggression in group formation). Simpósio promovido pela The Josiah Macy Jr. Foundation, compilado por Bertram Schaffner. Um volume com 266 páginas. The Josiah Macy Jr. Foundation, Nova York, 1959. Preço: US$ 4,50.

Mental Symptoms in Temporal Lobe Epilepsy and Temporal Lobe Gliomas. Torsten Bingley. Monografia (16 χ 24) com 151 páginas e 19 tabelas. Suplemento nº 120 (vol. 33) da Acta Psychiatrica et Neurologica Escandinavica, Ejnar Munksgaard, Copenhague, 1958.

Klinische Psychopathologie. Kurt Schneider. Um volume (16 χ 24) com 166 páginas. 5ª edição melhorada. Georg Thieme Verlag, Stuttgart, 1959. Preço: D.M. 12,80.

Die Àtiologische und Pathogenetische Bedeutung Nicht-Endogener Faktoren für die Schizophrenie. O. Schrappe. Monografia com 82 páginas, 4 figuras e 4 tabelas. Georg Thieme Verlag, Stuttgart, 1959. Preço: D.M. 12,60.

Amphetamine Psychosis. P. H. Connell. Um volume (16 χ 25) com 133 páginas e 17 figuras. Chappman & Hall Ltd., Londres, 1958. Preço: 21s.

Éleetromyographie dans les Maladies Nerveuses et dans la Cryptotétanie. N. Ros-selle, K. de Doncker, P. Jolie e S. Ligot. Um volume (16x24) com 159 páginas e 183 figuras. Editions Edouard Nauwelaerts, Louvain (Bélgica), 1958. Preço: 200 francos belgas.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Dez 2013
  • Data do Fascículo
    Set 1959
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org