Acessibilidade / Reportar erro

Razão neutrófilos-linfócitos e razão plaquetas-linfócitos e o prognóstico de hemorragia subaracnóidea aneurismática: um estudo de coorte

Resumo

Antecedentes

O prognóstico da hemorragia subaracnoidea (HSA) permanece ruim. Vasoespasmo pode estar associado à inflamação. Razões neutrófilo-linfócito (NLR) e plaqueta-linfócito (PLR) têm sido estudadas como marcadores de inflamação e prognóstico.

Objetivo

Investigar NLR e PLR na admissão como preditores de vasoespasmo angiográfico e desfecho aos 6 meses.

Métodos

Este estudo de coorte incluiu pacientes consecutivos com HSA aneurismática de um centro terciário. Contagem de leucócitos, neutrófilos, linfócitos e plaquetas, proporção de neutrófilos para linfócitos e de plaquetas para linfócitos foram coletados como variáveis independentes. Ocorrência de vasoespasmo, escala de Rankin modificada, escala de desfecho de Glasgow e o escore de Hunt-Hess na admissão e 6 meses após a mesma foram registradas como variáveis dependentes. Modelos de regressão logística multivariável foram usados para ajustar potenciais fatores de confusão e avaliar valor prognóstico independente de NLR e PLR.

Resultados

Um total de 74,1% pacientes eram do sexo feminino, com idade média de 55,6 ± 12,4 anos. Na admissão, a pontuação média de Hunt-Hess foi de 2 (IQR 1) e a mediana de mFisher foi de 3 (IQR 1). Clipagem microcirúrgica foi o tratamento escolhido para 66,2% dos pacientes. A incidência de vasoespasmo angiográfico foi de 16,5%. Aos 6 meses, a escala de desfecho de Glasgow mediana era 4 (IQR 0,75) e a escala de Rankin modificada mediana era 3 (IQR 1,5). Vinte e um pacientes (15,1%) morreram. Os níveis de NLR e PLR não diferiram entre resultados funcionais favoráveis e desfavoráveis (mRS > 2 ou GOS < 4). Nenhuma variável foi significativamente associada ao vasoespasmo angiográfico.

Conclusão

Razão neutrófilo-linfócito e a PLR não apresentaram valor preditivo de desfecho funcional ou risco de vasoespasmo angiográfico. Mais pesquisas são necessárias neste campo.

Palavras-chave
Aneurisma; Neutrófilos; Linfócitos; Contagem de Plaquetas; Hemorragia Subaracnóidea

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org