Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do sono de adultos com síndrome de Down: correlações entre funcionalidade e achados polissonográficos

Resumo

Antecedentes

Os distúrbios de sono têm impacto negativo na saúde, estando associados a problemas neurocognitivos, doenças cardiovasculares e obesidade, influenciando no desenvolvimento e aprendizado.

Objetivo

Avaliar o padrão de sono de pessoas com síndrome de Down (SD) e correlacionar as alterações com a funcionalidade e comportamento.

Métodos

Foi realizado um estudo transversal para avaliação do padrão de sono em adultos com SD > 18 anos. Foram avaliados 22 participantes, através do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, da Medida de Independência Funcional e do Questionaário de Capacidades e Dificuldades. Os 11 participantes que apresentaram indicativos de presença de distúrbios pelos questionários de triagem foram indicados a polissonografia. Os testes estatísticos foram realizados com nível de significância de 5%, incluindo testes de normalidade e testes de correlação (sono e funcionalidade).

Resultados

Foi encontrado prejuízo na arquitetura de sono pelo aumento do índice de despertares em 100% dos participantes, diminuição na quantidade de ondas lentas, e alta prevalência de distúrbio respiratório do sono (DRS), com maiores médias nos Índices de Apneia e Hipopneia (IAH). Houve correlação negativa entre a qualidade de sono e a funcionalidade global (p = 0,011), e as dimensões motora (p = 0,074), cognitiva (p = 0,010) e cuidados pessoais (p = 0,072). As alterações de comportamento global e comportamentos de hiperatividade foram relacionados à pior qualidade do sono (p = 0,072; p = 0,015, respectivamente).

Conclusão

Existe prejuízo na qualidade de sono de adultos com SD, com aumento de índice de despertares, diminuição na quantidade de ondas lentas, e alta prevalência de DRS, afetando essa população nos aspectos funcionais e comportamentais.

Palavras-chave
Síndrome de Down; Sono; Transtornos do Sono-Vigília; Polissonografia; Desempenho Físico Funcional

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org