Acessibilidade / Reportar erro

Identificação dos fatores de risco para herniação intracranial em pacientes com trombose venosa cerebral

Resumo

Antecedentes

A trombose do seio venoso cerebral (CVST) não é tão bem compreendida como um acidente vascular cerebral isquémico de origem arterial. Embora o prognóstico de CVST seja geralmente bom lesões parenquimatosas podem ocorrer em alguns pacientes e o desenvolvimento de herniação intracraniana pode resultar em morte. Por esse motivo é importante reconhecer os fatores de risco para hérnia intracraniana e determinar com precisão os pacientes que devem ser submetidos à craniectomia descompressiva.

Objetivo

Este estudo tem como objetivo determinar os fatores de risco para herniação intracraniana em pacientes com CVST.

Métodos

Um total de 177 pacientes diagnosticados com CVST entre 2015 e 2021 em nosso centro terciário foram retrospectivamente incluídos neste estudo.

Resultados

Dos 177 pacientes 124 eram do sexo feminino e 53 do masculino com média de idade de 40 65 ± 13 23 e 44 13 ± 17 09 respectivamente. Destes 18 pacientes desenvolveram hérnia intracraniana. Uma relação estatística significativa foi observada entre trombose do seio sagital superior trombose do seio reto escore de colateral venosa infarto venoso não hemorrágico presença de malignidade pequena hemorragia justacortical e trombose da veia cortical. Os resultados da análise de regressão logística binária mostraram que as variáveis mais significativas foram o escore colateral venoso de 0 malignidade e pequenas hemorragias justacorticais.

Conclusão

Este estudo identificou pequenas hemorragias justacorticais a presença de malignidade e um escore colateral venoso de 0 como fatores de risco independentes para herniação intracraniana em pacientes CVST. Com base nesses resultados recomendamos uma observação clínica rigorosa dos pacientes CVST pois eles podem ser candidatos à craniectomia descompressiva.

Palavras-chave:
Trombose dos Seios Intracranianos; Edema Encefálico; Hipertensão Intracraniana

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org