OBJETIVO: Descrever as variáveis sócio-demográficas incluindo desempenho acadêmico, profissional e interpessoal em uma população adulta com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Até o momento não há relato na literatura do perfil desses pacientes na população brasileira. O TDAH é comum na população geral, podendo chegar a 3% das pessoas. MÉTODO: Foram avaliados adultos que tomaram conhecimento do serviço de atendimento especializado em TDAH através da mídia. O diagnóstico de TDAH foi realizado utilizando-se os critérios da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV). Os dados sócio-demográficos foram obtidos através de entrevista pessoal com cada paciente. RESULTADOS: 102 indivíduos preencheram critérios para TDAH. Houve predomínio do sexo masculino (61,2%) com alto nível de escolaridade (90,2% tinham no mínimo 2º grau completo). Cinquenta e três pacientes (52%) foram reprovados pelo menos uma vez durante vida estudantil. No momento da entrevista, 22,5% encontravam-se desempregados. CONCLUSÃO: Observou-se uma semelhança da distribuição das variáveis sócio-demográficas com os indivíduos adultos com TDAH de outros países, apesar da escolaridade ser acima da média nacional. Além disso, pode-se também observar semelhanças entre as populações infantil e adulta com TDAH.
déficit de atenção e hiperatividade; adulto; prejuízo psicossocial; atendimento ambulatorial