Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do efeito da psicoterapia de grupo sobre as funções cognitivas de pacientes com esclerose múltipla que apresentam simultaneamente alterações cognitivas e depressão

Objetivo

Avaliar como a melhora da depressão grave através da psicoterapia afeta a função cognitiva de pacientes com esclerose múltipla (EM) diagnosticados com depressão e disfunção cognitiva.

Método

Foram aplicados a pacientes com EM o “Brief Repeatable Battery of Neuropsychological Test” e o ınventário de depressão de beck (BDI). Os pacientes com depressão e disfunção cognitiva foram submetidos a psicoterapia de grupo por 3 meses. Depois desse período, foram reaplicados os mesmos testes.

Resultados

Depressão e disfunção cognitiva foram detectadas conjuntamente em 15 (13,9%) dos pacientes. Embora os pacientes se tivessem recuperado ao fim dos 3 meses de psicoterapia de grupo, somente através do BDI e do “Paced Auditory Test” foi possível detectar uma recuperação significativa.

Conclusão

Psicoterapia de grupo pode diminuir o comprometimento cognitivo em pacientes com EM.

esclerose múltipla; psicoterapia de grupo; funções cognitivas; disfunção cognitiva; depressão


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org