Acessibilidade / Reportar erro

Comprometimento do equilíbrio e apraxia da marcha não necessariamente coexistem na doença de Alzheimer leve e moderada

RESUMO

Apraxia da marcha e desequilíbrio são condições subinvestigadas na doença de Alzheimer (DA) leve e moderada.

Objetivo

Verificar a correlação da apraxia da marcha com desequilíbrio e cognição em 30 idosos com DA leve (DA1) e 30 idosos com DA moderada (DA2).

Método

Foram feitas as seguintes avaliações: apraxia da marcha (Assessment Walking Skills); equilíbrio (Berg Balance Scale); Clinical Dementia Rating e Mini-exame do estado mental – MEEM.

Resultados

Desconsiderando-se os grupos, Berg Balance Scale e MEEM correlacionaram-se significativamente com a Assessment Walking Skills, enquanto 23% dos participantes pontuaram abaixo da note de corte da mesma. Considerando-se os grupos, Berg Balance Scale correlacionou-se significativamente com a Assessment Walking Skills em ambos os grupos, embora o MEEM o tenha feito apenas em DA1.

Conclusões

Desequilíbrio e apraxia da marcha não necessariamente coexistem com apraxia da marcha. Prevalência de apraxia da marcha foi maior na DA moderada do que na DA leve.

doença de Alzheimer; marcha; apraxias; equilíbrio postural

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org