Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos do meio de contraste iodado em um novo modelo de vasoespasmo cerebral

Objetivo

Desenvolvemos um modelo in vitro para vasoespasmo subsequente à hemorragia subaracnóide que foi adequado para investigar a autorregularão dos vasos cerebrais. Em seguida investigamos os efeitos o meio de contraste iodado no tônus vascular e na resposta miogênica dos vasos cerebrais espásticos.

Método

Isolamos e perfundimos as artérias cerebelares superiores de ratos. Os vasos foram pressurizados e estudados em condições isobáricas. Sangue coagulado foi utilizado para simular hemorragia subaracnóide. O meio de contraste iodixanol foi aplicado intraluminarmente.

Resultados

Os vasos expostos ao sangue desenvolveram aumento significativo do tônus miogênico (65.7 ± 2.0% vs 77.1 ± 1.2% do maior diâmetro, para o grupo de sangue e o grupo controle, respectivamente) com resposta miogênica significativamente menor do que aquela dos controles. O meio de contraste iodado não piorou o tônus miogênico ou a resposta miogênica em nenhum dos grupos.

Conclusão

Nossos resultados mostram que uma resposta miogênica pode contribuir para as alterações de fluxo sanguíneo cerebral subsequentes à hemorragia subaracnóide. O meio de contraste iodado não teve nenhuma influência negativa no tônus vascular ou na resposta miogênica neste modelo experimental.

isquemia cerebral; angiografia cerebral; meio de contraste; hemodinâmica; aneurisma intracraniano; vasoespasmo intracraniano; hemorragia subaracnóide


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org