Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre EDSS e déficit cognitivo em pacientes com EM. Avaliação de uma população brasileira usando uma versão do BICAMS

RESUMO

A esclerose múltipla (EM) pode apresentar um déficit cognitivo (DC) tão devastador quanto suas debilidades físicas. Uma avaliação cognitiva rotineira é essencial e testes neuropsicológicos (TNs) validados e confiáveis são fundamentais no acompanhamento e definição de futuras intervenções terapêuticas.

Objetivos

Investigar a correlação entre o estado de incapacidade física de pacientes com EM e o comprometimento cognitivo, avaliado pelo Brief International Cognitive Assessment for Multiple Sclerosis (BICAMS).

Métodos

Foram calculados coeficientes de correlação (r) entre a Expanded Disability Status Scale (EDSS) e resultados dos testes do BICAMS em quarenta pacientes com diagnóstico definitivo de EM.

Resultados

A correlação foi clinicamente substancial e significativa, com r = 0.55 (p < 0.01, no Symbol Digit Modalities Test (SDMT), 0.54 (p < 0.01) no Brief Visuospacial Memory Test (BVMT) e 0.40 (p < 0.05) no California Verbal Learning Test (CVLT).

Conclusão

O BICAMS é de fácil e satisfatória aplicação e avaliação em visitas de rotina e apresenta uma correlação significativa com a EDSS. Seu uso pode ser indicado como rotina no acompanhamento do (DC) em portadores de EM.

esclerose múltipla; transtornos cognitivos; pessoas com deficiência

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org