Acessibilidade / Reportar erro

Comprometimento cognitivo e citocinas periféricas elevadas em pacientes com câncer de mama recebendo quimioterapia

Resumo

Antecedentes

Regime baseado em antraciclinas (5-fluorouracil, doxorrubicina e ciclofosfamida [FAC]; ciclofosfamida, epirrubicina e 5-fluorouracil [CEF]) e regimes não baseados em antraciclina (ciclofosfamida, metotrexato e 5-fluorouracil (CMF]) são amplamente utilizados como quimioterapia neoadjuvante para pacientes com câncer de mama.

Objetivo

O presente estudo foi realizado para observar os efeitos do regime FAC, CEF e CMF na cognição e citocinas pró-inflamatórias circulatórias (interleucina 6 [IL-6] e interleucina 1β [IL-1β]) durante três ciclos de quimioterapia em pacientes com câncer de mama.

Métodos

Oitenta pacientes recém-diagnosticadas com câncer de mama HER-2 negativo foram recrutadas e divididas em 3 grupos de pacientes que receberam FAC (n= 27), CEF (n= 26) ou CMF (n= 27). Os níveis séricos de IL-6 e IL-1β foram medidos por enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA) e a cognição foi avaliada por meio do questionário Mini-Mental State Examination (MMSE).

Resultados

O regime baseado em antraciclinas aumentou os níveis de IL-6, IL-1β e diminuiu os escores do MMSE em comparação com o regime CMF (p< 0,05).

Conclusão

O regime baseado em antraciclinas causou inflamação periférica comparativamente mais alta, o que pode ser a razão para maior declínio na cognição em pacientes que receberam antraciclinas do que no grupo que não recebeu antraciclina.

Palavras-chave
Disfunção Cognitiva; Testes de Estado Mental e Demência; Neoplasias da Mama; Terapia Neoadjuvante; Citocinas

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org