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Análises de livros

Análises de livros

HISTORIA SINÓPTICA DA ANESTESIA. Amadeu BOBBIO. Monografia com 160 páginas e 52 ilustrações. Edição pessoal, São Paulo, 1969.

Prefaciando este livro o Dr. Arnaldo Amado Ferreira, Presidente da Sociedade Paulista de História da Medicina, apresenta o autor como médico e dentista e um dos mais destacados cultores da história da Medicina e da Odontologia. O trabalho foi apresentado ao XXI Congresso Internacional de História da Medicina realizado em Siena (Italia), em setembro de 1968, compondo-se de duas partes: a primeira contêm sete capítulos que abordam a anestesia geral desde os primórdios até a era do clorofórmio; a segunda, com quatro capítulos, cuida da anestesia local desde "os primeiros vestígios" até as conquistas atuais. A parte destinada à anestesia geral focaliza a etimologia do termo "anestesia", comenta o bíblico sono de Adão e a ação das hervas dormideiras enveredando pelos caminhos da alquimia e da química, relata a descoberta e a redescoberta da ação do eter etílico, a descoberta e as diferentes utilizações do protóxido de azoto (Priestley, Davy, Faraday), seguindo-se a história da utilização do ópio e da morfina. A evolução até o emprego de anestesia geral por inalação a custa do eter etílico, do protóxido de azoto e do clorofórmio ocupa cinco capítulos, sendo citados os trabalhos de Hickman, Long, Wells, Jackson, Morton, Robinson, Liston e Simpson, e todos os dramas, sucessos e insucessos que cercaram os esforços desses pioneiros. Na parte referente à anestesia local são abordados aspectos históricos desde 2.500 anos antes de Cristo, no antigo Egito, focalizando inclusive a refrigeração, desenvolvida já em 1646 por Marcus Aurelius Severinus e largamente utilizada no decorrer dos séculos. Marco de relevancia para este tipo de anestesia foi a invenção da seringa hipodérmica, sendo a morfina o primeiro alcalóide administrado por essa via. A utilização da coca mereceu síntese histórica até o isolamento da cocaina, o estabelecimento de sua constituição química e sua utilização clínica. Depois são destacados os fatos relacionados com as observações de Freud, a quem poderia caber o papel desempenhado por seu companheiro Kõller, oftalmologista, na utilização clínica da anestesia local. Por fim são abordadas algumas conquistas relativamente recentes da anestesia local em suas sucessivas etapas, até a chegada aos diferentes tipos de anestesia raqueana e regional e à síntese de novos anestésicos locais.

O trabalho é de leitura agradável e recomendável apesar de se tratar de uma história sinóptica elaborada dentro de um plano algo limitado temporalmente chegando apenas, no que tange à anestesia geral, aos processos por inalação e atendo-se a processos já ultrapassados de anestesias loco-regionais. Vale lembrar que, em nosso meio, existem trabalhos de D. G. Meira que focalizam a história da anestesiologia no Brasil (Vide Revista Brasileira de Anestesiologia), sendo lícito aproveitar a oportunidade para recordar o que fizeram em São Paulo vários precursores da moderna anestesiologia. Em publicações já deste século são importantes as recomendações de A. R. de Oliveira Fausto no trabalho "Contribuição à raquicocainizacão" publicado na Revista Médica de São Paulo (1901), assim como os trabalhos de Zeferino do Amaral (1911), de A. Vieira Marcondes (1915), de J. Ferreira Santos (1916) e de tantos outros até 1945, ano que se pode considerar como marco divisório numa lista bastante extensa, focalizando apenas a contribuição paulista.

Gil Soares Bairão

VERTIGEM. Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, Maurício Malavasi Ganança e Paulo Augusto de Lima Pontes. Um volume (16x22) com 142 páginas. Editora Moderna Ltda., São Paulo, 1969.

O estudo das doenças do sistema vestibular constitui o escopo fundamental deste manual que aborda tema de grande interesse clinico já que as queixas de tonturas e vertigens constituem rotina nos consultórios médicos de diversas especialidades. Por outro lado, não somente especialistas em Neurologia e em Otorrinolaringologia, mas clínicos de modo geral, sentem a falta de publicações práticas e objetivas sobre o assunto, capazes de auxiliar na orientação para o diagnóstico de casos, especialmente de ambulatório. Daí a atualidade e mérito deste livro, de cunho eminentemente prático, que visa a esses desideratos e os atinge integralmente. Inicialmente é feito um estudo sobre a anatomia e a fisiologia do aparelho vestibular, seguindo-se um capítulo bastante interessante denominado "Modelo Operacional do Aparelho Vestibular» no qual é realizado um exame pormenorizado do nistagno e da vertigem e dos mecanismos de controle que atuam sobre o sistema vestibular. O capitulo seguinte se refere à semiologia vestibular e à eletronistagmografia, com ênfase para a semiologia do nistagmo e de suas alterações. A parte central do livro é dedicada ao estudo das doenças vestibulares centrais e periféricas. As alterações periféricas merecem atenção especial mediante exame sucinto, racional e objetivo das diversas entidades clínicas, com apresentação de casos, dando uma idéia segura e prática de como o clínico deve se conduzir diante desses casos. As lesões centrais, do âmbito da Neurologia, são tratadas de modo geral, mais particularmente em seus aspectos sindrômicos. Em apêndice é exposto o modo, muito preciso, de cadastramento dos doentes. Na parte final há um glossário de vocábulos e expressões usadas em Otoneurologia, muito útil, pois esclarece o leitor na interpretação de eventuais dúvidas durante a leitura do livro. Selecionada e atualizada biblografia encerra o texto.

Carlos Eduardo Leite

TEST DE APERCEPCION INFANTIL PARA NIÑOS DE 4 A 10 ANOS. Leopold Bellak e Sonia Bellak. Manual com figuras animais e 10 pranchas, da série editada pela Biblioteca de Psicometria e Psicodiagnóstico (Buenos Aires). Editorial Paidós, Buenos Aires, 1969.

TEST DE CUADROS PARA ADOLESCENTES. TEST DE SYMONDS. percival Symonds. Manual com 20 pranchas. Versão castelhana editada pela Biblioteca de Psicometria e Psicodiagnóstico (Buenos Aires). Editorial Paidós, Buenos Aires, 1969.

PSICODIAGNOSTICO. H. Rorschach. Um volume em versão castelhana editada pela Biblioteca de Psicometria e Psicodiagnóstico (Buenos Aires). Editorial Paidós, Buenos Aires, 1969.

A finalidade dos testes projetivos, no trabalho clínico, é analisar a personalidade do sujeito. Este tipo de teste pretende aprofundar-se na avaliação do "eu" e das suas defezas, na medida em que sua técnica permite esta investigação libertada de controles. A pessoa, ao contar uma estória imaginada, dá a sua maneira de enfrentar a realidade, as relações interpessoais e seus meios de solucionar os problemas.

A projeção nas crianças, por ser pouco conhecida, exige uma avaliação cuidadosa e uma atitude imparcial e objetiva do investigador. Esta é a finalidade do manual do "Test de apercepcion infantil" de Bellak, propondo o modo de interpretar os contos. É uma técnica de construção, onde se pede à criança que invente alguma coisa, criando uma estória relacionada com as figuras cujos personagens são animais. Esta exigência também é imposta no "Test de cuadros para adolescentes" de Percival Symonds. As 10 pranchas do CAT-A são apresentadas à criança e as estórias são interpretadas levando-se em conta o tema principal, o heroi com o qual se identifica, as omissões ou introdução de figuras. O manual indica a interpretação que se deve dar às estórias criadas, nas quais a criança revela um conteudo simbólico que dá um quadro da sua personalidade.

O teste de Symonds também é projetivo, constituido de 20 quadros com aplicação indicada a adolescentes de ambos os sexos. Sugere-se que o paciente invente um conto para cada prancha, dizendo o que ocorreu, o que vai acontecer e como se sentem as pessoas no conto que estão inventando. O manual trata do modo de aplicação, análise e interpretação dos quadros. Este teste explora os fatores dinâmicos da personalidade, pois estuda a história pessoal do examinando, com seus impulsos, frustrações, ansiedades e conflitos.

Enquanto que o teste de Symonds é pouco útil para o diagnóstico diferencial, não classificando as tendências da personalidade nem a natureza dos distúrbios, o livro de H. Rorschach, "Psicodiagnóstico", é de uma importância fundamental para o psicólogo. Ele descreve os métodos e resultados obtidos com o teste de Rorschach, de grande auxílio no diagnóstico psiquiátrico. Obtemos neste teste, uma visão clara sobre a estrutura da personalidade, dando um quadro completo da pessoa e se aplicando a todas as idades. A interpretação das pranchas revela o nível e a natureza do funcionamento intelectual, a organização e o controle emocional com suas tensões internas e impulsos primitivos. Diferenciam-se os tipos de "vivência", o "erlebenstypen", segundo a maior ênfase introversiva ou extratensiva. No psicodiagnóstico de Rorschach podemos pois investigar a personalidade, recolhendo dados valiosos para o diagnóstico diferencial e trabalho psicoterapêutico, ajudando a estabelecer a diferença entre os desequilíbrios temporários e os distúrbios permanentes. Trata-se, portanto, do teste mais completo e necessário na investigação da personalidade.

Beatriz H. Whitaker Ferreira

EL FRACASO ESCOLAR. W. D. Wall, F. J. Schorell e W. C. Olson. Versão castelhana por Roberto Baretto. Um volume encardernado (11x18) com 326 páginas. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1970.

Publicado, em sua edição original, pelo Instituto de Educação da Unesco (1962), o presente trabalho representa um dos poucos esforços de investigação (desde o início da década de 50) no que se refere ao fracasso escolar. Tendo por base a diferenciação do potencial e do ritmo de desenvolvimento de cada criança, os autores apelam para a encessidade de compreensão por parte do meio familiar e social, assim como do sistema escolar, no sentido de levar em consideração uma ampla gama de diferenças existentes entre as crianças. Na realidade, afirmam, causas originariamente externas ao indivíduo, tais como pressões e carências do ambiente, podem inibir ou distorcer o desenvolvimento e a aprendizagem em grau maior que as deficiências físicas ou fisiológicas. Por outro lado, não consideram o fracasso como algo a ser evitado, nem como fator de efeitos imediatos ou remotos; mas como algo que se deve não só aprender a tolerar, mas enfrentar; dessa forma, o mesmo fracasso se transforma em meio e garantia de êxito no desenvolvimento.

No seu sentido restrito o fracasso escolar é considerado nos aspectos ligados à definição e mensuração, à incapacidade específica, privação cultural, perturbações emocionais, feições fundamentais do desenvolvimento infantil e rendimento; também é cotejado o papel do lar e da comunidade constituindo-se em fatores econômicos, ambientais e sociais. Isso tudo e mais as exigências escolares através de programas e métodos de ensino, constituem a matéria dos cinco primeiros capítulos do livro. O tema é também analisado nas suas influências sobre a personalidade, a família, a escola e a sociedade em geral, como determinante de sérias conseqüências para a saúde mental individual e para a saúde mental e econômica das comunidades. A metodologia de estudo e identificação do caso individual por meio de histórico orgânico e educacional; exames médico, intelectual e educacional, a par da programação de medidas terapêuticas em classes e escolas especiais, da freqüência em clínicas de orientação e centros de educação como medidas preventivas constituem material da parte final.

Originado no Congresso sobre Educação e Saúde Mental convocado pela Unesco em 1952, juntamente com outras obras e atividades realizadas por órgãos internacionais, referentes a temas tais como período de "stress" na escola primária, relações pais-e-filhos na educação, prevenção de delinqüência, a presente obra traduz o pensamento dos autores e seu trabalho conjunto, numa técnica relativamente nova de educação comparada, a tentativa de obter uma síntese internacional fundamentada em comprovação objetiva proveniente de diversos países e oferecida por especialistas em campos distintos da investigação.

Therezinha Moreira Leite

Livros e monografias recebidos

Nota da Redação — A notificação dos livros e monografias recentemente recebidos não implica em compromisso da Redação da revista quanto à publicação de uma apreciação. Todos os livros recebidos são arquivados na biblioteca da Clínica Neurológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • OCCLUSIVE LESIONS OF THE CERVICAL ARTERIES IN PATIENTS WITH ISCHEMIC CEREBRO-VASCULAR DISEASES. Rainer Fogelholm. Monografia com 64 páginas e 41 tabelas. Suplemento n.º 42 de Acta Neurologica Scandinavica. E. Munksgaard, Copenhague, 1970.
  • DIE FRONTOBASALE SCHÄDELHIRNVERLETZUNG. Hermann Dietz. Monografia com 165 páginas, 21 tabelas e 31 ilustraçőes. Volume n.ş 130 da série Monographien aus dem Gesamtgebiete der Neurologie und Psychiatrie. Springer Verlag, Berlin-Heidelberg-New York, 1970. Preço DM 58,
  • ON THE RELATION BETWEEN BLOOD PRESSURE AND BLOOD FLOW IN THE CANINE BRAIN WITH PARTICULAR REGARD TO THE MECHANISM RESPONSIBLE FOR CEREBRAL BLOOD FLOW AUTOREGULATION. B. Ekström Jodal. Coletânea de 4 trabalhos concatenados, com o total de 61 páginas, 3 tabelas e 15 ilustraçőes. Suplemento n.ş 350 de Acta Physiologia Scandinavica. Elanders Bocktryckeri Aktiebolag, Göteborg, 1970.
  • THE LUMBAR PART OF THE ERECTOR SPINAE MUSCLE. Bengt Lonsson. Monografia com 36 páginas. Elanders Bocktryckeri Aktiebolag, Göteborg, 1970.
  • ISCHEMIC NERVE INJURY. Göran Lundborg. Monografia com 113 páginas, 38 ilustraçőes em branco e preto e 8 coloridas. Suplemento n.ş 6 do Scandinavian Journal of Plastic and Reconstructive Surgery. Elanders Bocktryckeri Aktiebolag, Göteborg, 1970.
  • NERVOUS AND MYOGENIC MECHAMISMS IN THE CONTROL OF A VASCULAR NEUROEFFCTOR SYSTEM. Bengt Ljung. Monografia com 35 páginas e uma ilustraçăo. Suplemento n.ş 349 de Acta Physiologia Scandinavica. Elanders Bocktryckeri Aktiebolag, Göteborg, 1970.
  • ADAPTATION IN CEREBRAL PALSY OF BODY COMPOSITION AND PHYSICAL WORKING CAPACITY AT SCHOOL AGE. Kristina Berg. Coletânea de 4 trabalhos com o total de 93 páginas ,33 tabelas e 32 ilustraçőes. Suplemento n.ş 204 de Acta Pediatrica Scandinavica. Elanders Bocktryckeri Aktibolag, Göteborg, 1970.
  • PROBLEMI DI PSICOLOGIA DELLA EDUCAZIONE. Mario Groppo. Um volume (15x 21) com 288 páginas. Editrice Vita e Pensiero, Milano, 1969.
  • PSICOLOGIA DEL CRESCIMIENTO. EL FETO Y EL RECIEN NACIDO. L. J. Stone e J. Church. Monografia com 104 páginas e 4 ilustraçőes, em versăo castelhana. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1969.
  • PSICOLOGIA DEL CRESCIMIENTO. EL NINO DE 15 MESES A 2 ANOS. L. J. STONE e J. Church. Monografia com 99 páginas e 9 ilustraçőes, em versăo castelhana. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1969.
  • PSICOTERAPIA DE LA FAMILIA NEUROTICA. Natham W. ackerman. Um volume (15x22) com 304 páginas, em versăo castelhana. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1969.
  • PSICOPATOLOGIA DI ADOLESCENTI IN DISADATTAMENTO SCOLASTICO. ANTOnio IMBASCIATI. Um volume (16x22) com 179 páginas. Societá Editrice Vita ePensiero, Milano, 1969.
  • THIRD SYMPOSIUM ON PARKINSON'S DISEASE. F. John Gillingham e I. M. L. Donaldson, editores. Um volume encadernado (18x27) com 302 páginas reunindo 60 trabalhos apresentados em simpósio realizado em Edinburg, em maio de 1968. E. & S. Livinsgtone Ltd., Edinburg-London, 1969.
  • NIŃOS QUE ODIAN. DESORGANIZACIÓN Y DESEQUILIBRIO DE LOS CONTROLES DE LA CONDUTA. F. Redl e D. Wineman. Um volume (13x20) com 251 páginas, versăo castelhana. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1970.
  • DIE LIPIDE DES NORMALEN UND PATHOLOGISCHEN LIQUOR CEREBROSPINALIS. Hartmut Pilz. Monografia (16x25) com 123 páginas, 23 tabelas e 4 ilustraçőes. Volume 4 da Schriftenreihe Neurologie. Springer Verlag, Berlin-Heidelberg-New York, 1970. Preco: DM 48,
  • TEST DE LAS BOLITAS. GRUPO E IMAGEM. R. J. usandivaras, D. romanos, H. Hammond e E. Issaharoff. Manual (20x29) encadernado com 134 páginas, 14 ilustraçőes e 6 pranchas em cores. Volume 30 da série Biblioteca de Psicometria y Psicodiagnostico. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1970.
  • GUIA DE EDUCACIÓN SEXUAL PARA ADULTOS. Eustace Chesser. Um volume ((10,5 x 13,5) com 340 páginas. Versăo castelhana do original norte-americano. Ediciones Hormé S.A.E., Buenos Aires, 1970.
  • CONOSCA A SU NINO. D. W. WINNlCOTT. Um volume (10,5 x 13,5) com 210 páginas. Versăo castelhana do original norte-americano. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1970.
  • PSICOLOGIA DE LA ADOLESCENCIA. Elizabeth B. Hurlock. Um volume (15 x 23) com 573 páginas. Versăo castelhana do original norte-americano. Editorial Paidós, Buenos Aires, 1970.
  • SEX AND THE UNBORN CHILD. DAMAGE TO THE FETUS RESULTING FROM SEXUAL INTER-COURSE DURING PREGNANCY. ROMAN RECHNITZ LIMNER. Um volume (15 x 23) encadernado, com 221 páginas. The Julian Press Inc., Publishers, New. York, 1969.
  • THEORETISCHE UND EMPIRISCHE BEITRAGE ZUR VERWAHRLOSUNGSFORSCHUNG. K. Hartmann. Um volume encadernado (17 x 25) com 149 páginas e 14 ilustraçőes. Opúsculo n.° 1 da Série Monographien aus dem Gesamtgebiete der Psychiatrie. Springer Verlag, Berlin-Heidelberg-New York, 1970. Preço: DM 38,
  • DIE KOMBINATION HYSTERISCHER UND EPILEPTISCHER ANFALLE. FRANZ Rabe. Um volume encadernado (17 x 25) com 112 páginas. Opúsculo n.° 5 da Série Schriftenreihe Neurologie. Springer Verlag, Berlin-Heidelberg-New York,. 1970. Preço: DM 38,

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1970
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