Acessibilidade / Reportar erro

O uso da estimulação não-invasiva em distúrbios do movimento: uma revisão crítica

Resumo

Introdução:

A estimulação não-invasiva tem sido amplamente utilizada nos últimos 30 anos no estudo e no tratamento de um grande número de doenças neurológicas, incluindo distúrbios do movimento.

Objetivos:

Nesta revisão crítica, discutimos o embasamento científico do uso da estimulação não-invasiva em distúrbios do movimento e as evidências científicas dos principais ensaios clínicos realizados.

Métodos:

Um grupo de especialistas realizou uma revisão crítica abrangente da literatura a fim de analisar as principais aplicações da estimulação magnética transcraniana (EMT) e da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) em distúrbios do movimento. As classes de evidência e de recomendação foram descritas para cada doença.

Resultados:

Apesar da grande variabilidade da metodologia e baixo efeito clínico, a EMT é provavelmente eficaz para o tratamento dos sintomas motores e da depressão na doença de Parkinson. A eficácia em outros distúrbios do movimento ainda é incerta. A EMT é possivelmente eficaz para o tratamento da distonia focal da mão, do tremor essencial e da ataxia cerebelar. No entanto, é provavelmente ineficaz na redução dos tiques na síndrome de Tourette. Finalmente, a ETCC é provavelmente eficaz na melhora da marcha na doença de Parkinson.

Conclusões:

As evidências até o momento sugerem que a estimulação não-invasiva pode ser benéfica para o alívio de alguns sintomas em determinados distúrbios do movimento como a doença de Parkinson, o tremor essencial, a distonia e a ataxia. Os protocolos de aplicação e paradigmas de estimulação ainda precisam ser investigados em ensaios clínicos maiores, assim como os seus efeitos a longo prazo.

Palavras-chave:
Doença de Parkinson; Distúrbios do Movimento; Estimulação Transcraniana por Corrente Direta; Estimulação Magnética Transcraniana

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org