Acessibilidade / Reportar erro

Seguimento de longo prazo de adenomas hipofisários secretores do hormônio do crescimento submetidos à cirurgia endoscópica endonasal

RESUMO

Objetivo

O objetivo do estudo é analisar os resultados da cirurgia de ressecção endoscópica transesfenoidal para adenomas secretores do hormônio do crescimento (GH).

Métodos

Revisão retrospectiva baseada em análise de prontuários de 23 pacientes acromegálicos submetidos à cirurgia endoscópica. Remissão foi definida por GH < 1ng/ml, nadir de GH ≤ 0,4ng/ml no teste oral de tolerância a glicose e IGF-1 normal para idade.

Resultados

A taxa de remissão endocrinológica foi 39,1%. Enquanto todos microadenomas alcançaram controle hormonal, apenas um terço dos macroadenomas obtiveram remissão. Extensão suprasselar, invasão do seio cavernoso e altos níveis de GH foram associados a menores taxas de controle da doença. A complicação mais comum foi diabetes insipidus e a mais grave foi acidente vascular encefálico isquêmico.

Conclusão

A abordagem endoscópica transesfenoidal é segura e efetiva para controle de adenomas hipofisários secretores de GH. A abordagem ao seio cavernoso pode aumentar a morbidade da cirurgia. Extensões suprasselares e no seio cavernoso podem dificultar a ressecção completa e o controle da doença.

acromegalia; adenoma hipofisário secretor de hormônio do crescimento; endoscopia

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org