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Psychodiagnostic de Rorschach et niveau d'instruction

Estudamos, comparativamente, os protocolos rorschachianos de 50 intelectuais universitários e de 50 indivíduos possuidores do máximo de instrução primária obrigatória, com o fim de pôr em evidência o papel que tem o fator "cultura escolar" na configuração dêste teste. Os resultados obtidos mostram que êste papel é indiscutível e que este elemento influi, pràticamente, sôbre a maioria senão sôbre a totalidade dos fatôres do teste. Cremos ter conseguido, a êsse respeito, uma demonstração estatística cuja importância prática não pode escapar aos que estudam as aplicações do psicodiagnóstico de Rorschach. Realmente, na apreciação de todo o protocolo rorschachiano não se deve esquecer de levar em conta o nível escolar. É da mais alta utilidade proceder, para o futuro, ao estudo psicodiagnóstico dos irmãos de um indivíduo que esteja realizando estudos universitários, a fim de conseguir - se fôr necessária - a demonstração definitiva do papel exercido pela instrução escolar na estrutura do psicograma.


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