Acessibilidade / Reportar erro

Análise de livros

ANÁLISE DE LIVROS

GABA AND BENZODIAZEPINE RECEPTORS. E. COSTA, G. DI CHIARA & G. L. GESSA, editores. Um volume encadernado (16x24) com 303 páginas, 84 figuras e 58 tabelas. Volume 26 da série Advances in Biochemical Psychopharmacology. Raven Press. New York, 1981.

Este volume reúne 28 trabalhos apresentados no simpósio realizado em Porto Cervo, Itália, e representa o resultado de pesquisas laboratoriais de 11 países, abordando mecanismos e locais de ação das benzodiazepinas e suas correlações com o GABA.

Baseados nas descobertas iniciais, de meados da década passada, de que as benzodiazepinas teriam ação primariamente nas sinapses GABAérgicas potencializando sua transmissão, procurou-se determinar a localização e o modo de ação destas sinapses. Assim, são descritas inicialmente as características estruturais e bioquímicas dos receptores GABA e dos sítios de ligação das benzodiazepinas. As suas localizações em áreas específicas do sistema nervoso, como cerebelo, glia retiniana e hipocampo são analisadas em detalhe. A seguir, investiga-se a fisiologia do receptor GABA e sua relação estrutural e funcional com as ligações de benzodiazepinas. Descreve-se a interação desempenhada entre o GABA e seus agonistas dando ênfase à mediação deste neurotransmissor na epilepsia e à avaliação de seus agonistas como anticonvulsivantes. Os mecanismos de controle exercidos pelo GABA no sistema hormonal hipotálamo-hipofisário são pesquisados e descritos em pormenores, especialmente no que tange à liberação de prolactina e do hormônio de crescimento. Os dois últimos capítulos abordam assuntos ainda em fase inicial de investigação, como a tomografia por positrons no estudo das benzodiazepinas e as possíveis ações do GABA na psicose maníaca.

Esta obra distingue-se por fornecer uma visão atualizada da matéria e interessa a todos os que pesquisam as benzodiazepinas e neurotransmissores, como bioquímicos, fisiologistas, endocrinologistas ou neurologistas.

RUBENS REIMÃO

THE RENIN ANGIOTENSIN SYSTEM IN THE BRAIN. D. GANTEN, M. PRINTZ, M. J. PHILIPS & B. A. SCHÖLKENS, editores. Um volume encadernado (16x24) com 385 páginas, 108 figuras e 46 tabelas. Springer-Verlag, New York, 1982.

O estudo dos peptídeos próprios ao Sistema Nervoso Central (SNC), ou o comportamento particular de peptídeos sistêmicos aí sediados, constitui um dos capítulos mais estimulantes da atual pesquisa em neurociências.

Nesta obra primorosa editada por Ganten, Printz, Philips & Schõlkens, há um rastreamento cuidadoso, em animais, dos componentes do sistema renina-angiotensina no SNC, através de técnicas de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e imunocitoquímica. Diferenças nos pontos isoelétricos ao se compararem a renina cerebral e a renina plasmática, bem como a presença de pró-renina inativa em tecido cerebral, indicam a síntese endógena da renina no SNC. Além disso, a coexistência de renina e angiotensina no interior de neurônios sugere um mecanismo intracelular na formação de angiotensina, contrastando com o mecanismo extracelular sistêmico. A renina é encontrada especialmente nos núcleos pára e periventriculares, bem como nos núcleos supra-óticos e nas fibras nervosas da neurohipófise. A enzima de conversão da angiotensina I para angiotensina II é encontrada em altas concentrações nas microvilosidades do plexo corióide, portanto em contato direto com o líquido cefalorraqueano, e na parede de arteríolas e capilares cerebrais.

Funcionalmente, é um sistema central de peptídeos que age como primeiro estímulo comportamental no sentido de restabelecer o balanço de água comprometido, mas atuando, ao mesmo tempo, como modificador importante da atividade de catecolaminas, serotonina, bradicinina, prostaglandinas e outros peptídeos.

O cuidado no planejamento e execução dos 26 trabalhos que compõem o livro, paralelamente ao rigoroso teste de hipóteses montado e criticado trabalho após trabalho, tornam esta obra obrigatória para pesquisadores e muito útil para todos, como tema de atualização e abertura da perspectiva em neurobiologia.

LUÍS DOS RAMOS MACHADO

ASPECTS OF CONSCIOUSNESS. STRUCTURAL ISSUES. GEOFFREY UNDERWOOD & ROBIN STEVENSj editores. Um volume encadernado (15,5x24) com 246 páginas, 15 figuras e 1 tabela. Volume 2 da série Aspects of Consciousness. Academic Press. London, 1981.

A consciência e suas diferentes abordagens é o tema desta série de livros, sendo que neste volume são analisadas as correlações biopsicológicas. O processo consciente é visto como um resultado do funcionamento do sistema nervoso central, favorecido pela filogênese e que auxilia na manutenção da espécie. Inicialmente são descritas as bases fisiológicas e bioquímicas da memória e avaliados os mecanismos centrais de atenção seletiva. Estes últimos permitem a focalização e a mudança desta, sendo seus estudos baseados principalmente na função visual de primatas. As hipóteses quanto à existência de duas formas interligadas de atenção, ou seja, a ativação inespecífica e a seletiva, e suas possíveis correlações anatomofuncionais com a formação reticular são discutidas. Discorre-se então sobre as relações entre a construção de esquemas mentais e o mundo exterior, abordando os motivos pelos quais algumas informações tornam-se conscientes outras não e as formas como isto ocorre. O papel da ativação inespecífica do sistema nervoso com suas variações desde o sono até à excitação intensa é descrito em relação a aspectos da consciência e da atividade autonômica. Baseadas em diferentes modelos experimentais são interpretadas as possíveis dissociações e correlações entre a ativação cortical e a autonômica. Dois estados patológicos, a esquizofrenia e os distúrbios produzidos por drogas alucinógenas, são relatados como paradigmas de alterações da consciência, enfatizando os mecanismos fisiológicos implicados. As conseqüências cognitivas da secção cirúrgica do corpo caloso são analisadas da mesma forma. O conteúdo da consciência e as influências de fatores emocionais sobre este também recebem atenção nesta obra, ao ser revisto o papel desempenhado pelo hemisfério direito nesta função.

Este livro prima por ser abrangente, expondo de maneira clara e conscisa os diferentes aspectos das hipóteses propostas. A cada capítulo seguem-se numerosas referências e ao final do volume, índice remissivo. Trata-se portanto de uma obra de interesse dentro da neuropsicologia e da psiquiatria atual.

RUBENS REIMÃO

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Ago 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 1982
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org