Open-access Esclerose múltipla

ANÁLISES DE LIVROS

Antonio Spina-França

ESCLEROSE MÚLTIPLA. SÉRGIO ROBERTO HAUSSEN (ORGANIZADOR). UM VOLUME (15x23 CM) COM 150 PÁGINAS. PORTO ALEGRE, 2004: EDITORA CONCEITO (www.editoraconceito.com.br), AVENIDA CARLOS GOMES 141 / 1202, 90480-003 PORTO ALEGRE RS (E-MAIL: editoraconceito@ editoraconceito.com.br).

Este livro tem como subtítulo INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS PARA O LEIGO e faz parte da coleção Saúde, Educação e Prevenção, elaborada pelo Instituo Conceito. Muito embora o subtítulo, soube seu organizador fornecer informação ao leigo e, também, ao profissional da saúde. Sérgio Roberto Haussen, o Organizador deste livro, reuniu sábios conhecedores do tema, a esclerose múltipla (EM), para preparar capítulos exatos em seu conteúdo, apresentado de modo sintético e claro. No Prefácio, Haussen lembra que este é o segundo livro sobre o tema, o primeiro tendo sido publicado em 1992 pelos colegas Roberto Melaragno Filho e Aloysio de Camargo, de saudosa memória, com a Ana Maria Levy, para a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM). Escreve ele ainda que o presente livro sobre o tema não foi feito para substituir o primeiro, mas para apresentar a doença em seus novos enfoques, oriundos do avanço nos conhecimentos sobre ela, em grande parte resultantes dos progressos desde então registrados nos meios diagnósticos e terapêuticos. É necessário acrescentar, ao que lembra Haussen, ser a experiência dos seus trinta colaboradores e a sua própria a garantia do conteúdo deste livro. Essa garantia vai beneficiar o paciente e seu cuidador, assim como os profissionais da saúde, com realce para o médico generalista e, também, o neurologista em sua permanente atualização. Mais que tudo, os títulos dos capítulos mostram a oportunidade da leitura deste livro. Outra garantia é a qualidade do conhecimento de Hausenn, Professor Titular de Neurologia no Rio Grande do Sul, que se alia à sua capacidade de dar um cunho didático ao texto.

Na Parte I, O Que É A Esclerose Múltipla, constam os capítulos sobre a história da EM, sobre o que ela é, sua epidemiologia e sua genética. Na Parte II, Apresentação Clínica, constam os capítulos sobre os sintomas da EM, suas formas clínicas e seu diagnóstico, A Parte III, Aspectos Clínicos Associados, contém análises sobre o impacto psicológico da EM, sobre distúrbios cognitivos, sobre distúrbios sexuais, urinários e intestinais, sobre alterações da visão, e aspectos fonoaudiológicos. A Parte IV, Tratamento, contém avaliações do manejo dos sintomas e do tratamento medicamentoso convencional, o uso de imunomoduladores e sobre drogas em desenvolvimento e o transplante autólogo de células tronco. A Parte V, Reabilitação, apresenta aspectos da fisioterapia, terapia ocupacional e nutrição. A Parte VI, Aspectos Administrativos da EM, abrange capítulos sobre aspectos sociais e previdenciários de portadores da EM. Nas Considerações Finais, Haussen deixa claro que a experiência foi o melhor guia para cada um dos autores sobre o tema que respectivamente abordou. Esses autores e seus títulos são alinhados no final do livro.

Todo esforço é válido para o avanço do conhecimento da EM, pelo quanto de problemas traz aos seus portadores, como o quanto de desafios traz aos que buscam elucidar seus mecanismos e estabelecer firmes rumos para o seu tratamento, como lembra Victor Rivera, de Houston, ao escrever a Apresentação deste oportuno livro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Abr 2005
  • Data do Fascículo
    Mar 2005
location_on
Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro