Acessibilidade / Reportar erro

O efeito da vitamina D nas funções cognitivas em pacientes jovens do sexo feminino: um estudo prospectivo controlado usando a avaliação cognitiva de Montreal

RESUMO

Objetivo:

Nosso objetivo foi determinar se existe uma relação entre a vitamina D [25(OH)D] e o funcionamento cognitivo em mulheres com baixos níveis de 25(OH)D.

Métodos:

Noventa pacientes do sexo feminino (25-45 anos de idade) que se apresentaram ao nosso ambulatório e tinham níveis de 25(OH)D <30 ng/mL foram incluídas. A escala de avaliação cognitiva de Montreal (MoCA) foi usada para determinar o funcionamento cognitivo; a escala é dividida em sete subgrupos. As pacientes foram divididas em três subgrupos de acordo com seus níveis de 25(OH)D. Após um período de três meses de reposição de 25(OH)D, as pacientes foram submetidas a uma reavaliação de acordo com a escala MoCA.

Resultados:

O escore total da MoCA antes do tratamento foi significativamente diferente do escore após o tratamento (p <0,05). As funções de idioma e recordação atrasada foram mais significativamente diferentes entre antes e depois do tratamento (p <0,05).

Conclusão:

O nível de vitamina D foi relacionado ao funcionamento cognitivo em nosso grupo de estudo.

Palavras-chave:
Vitamina D; cognição; Testes de estado mental e demência

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org