Acessibilidade / Reportar erro

Uso da telemedicina pelos neurologistas antes e durante a pandemia de COVID-19

RESUMO

Antecedentes:

Considerando a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da infecção pelo coronavírus, o governo federal brasileiro temporariamente regulamentou o uso da telemedicina diretamente entre médico e paciente, para consulta, monitorização e diagnóstico. Há mais de uma década os neurologistas reconhecem os benefícios da telemedicina no tratamento do AVC agudo. Entretanto, como o uso da telemedicina no país era restrito até a pandemia da COVID-19, a magnitude do envolvimento dos neurologistas brasileiros com a telemedicina não é conhecida.

Métodos:

Todos os membros da Academia Brasileira de Neurologia foram convidados por e-mail a responder voluntariamente um questionário sobre seu envolvimento pessoal com telemedicina antes e durante a pandemia.

Resultados:

162 neurologistas, representando todas as regiões do Brasil, responderam o questionário. A pesquisa mostrou que 18,5% dos respondedores trabalhavam com telemedicina antes da pandemia da COVID-19, enquanto 63,6% afirmaram trabalhar com telemedicina durante a pandemia. As principais modalidades de telemedicina utilizadas durante a pandemia são a teleorientação e a teleconsulta.

Discussão:

De acordo com esses resultados, a pandemia da COVID-19 influenciou profundamente o comportamento dos neurologistas brasileiros, que passaram a demonstrar uma ideia mais favorável sobre telemedicina, e determinou uma busca ativa de informações sobre teleneurologia. Há necessidade de maior capacitação nesta área em nosso país. Universidades e sociedades médicas devem se esforçar para melhorar a educação em telemedicina. A expansão do uso da teleneurologia com alta qualidade contribuirá para um melhor cuidado dos pacientes com doenças neurológicas no Brasil.

Palavras-chave:
Telemedicina; Neurologia; COVID-19; Teleneurologia; Teleconsulta

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org