Acessibilidade / Reportar erro

Reserva cognitiva e a severidade da doença de Alzheimer

Doença de Alzheimer (DA) é uma síndrome neurodegenerativa caracterizada por uma deterioração progressiva das capacidades cognitivas e das competências para uma vida independente. A reserva cognitiva (RC) descreve a capacidade do cérebro adulto em lidar com os efeitos deste processo neurodegenerativo e minimizar a manifestação clínica da patologia de demência. O objetivo deste trabalho foi avaliar a associação entre RC e a severidade da DA.

Método

Este estudo foi transversal. Foram avaliadas as competências funcionais e neuropsicológicas de 75 pacientes com diagnóstico provável de DA. Os pacientes completaram dois questionários, “Participação em atividades de lazer ao longo da vida” e o Questionário de RC.

Resultados

A relação entre o nível de Clinical Dementia Rating (CDR) e de RC foi estatisticamente significativa (likelihood ratio (LR), p = 0,015).

Conclusão

O nível de RC influenciou a severidade da demência. Este estudo sugere que os doentes com DA com um maior nível de RC podem beneficiar de proteção relativamente ao declínio cognitivo após o diagnóstico de DA.

doença de Alzheimer; reserva cognitiva; educação; atividades de lazer; ocupação ao longo da vida


Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org