Acessibilidade / Reportar erro

Uma agulha no palheiro? Impacto de um painel genético de epilepsia direcionado para a identificação de uma epilepsia metabólica tratável, mas de progressão rápida: CLN2

Resumo

Antecedentes

As lipofuscinoses ceroides neuronais (neuronal ceroid lipofuscinoses, NCLs, em inglês) são um grupo de doenças autossômicas recessivas, hereditárias, lisossomais e neurodegenerativas que causam demência progressiva, crises epiléticas, distúrbios de movimento, atraso/regressão da linguagem, deficiência visual progressiva e morte precoce. A lipofuscinose ceroide neuronal tipo 2 (neuronal ceroid lipofuscinosis type 2, CLN2, em inglês), causada por variantes patogênicas bialélicas do gene TPP1, é a única com terapia-alvo aprovada. O diagnóstico laboratorial é realizado por testes específicos, o que leva a atrasos diagnósticos e, consequentemente, prejudica a disponibilização de tratamento. A epilepsia é uma característica comum e clinicamente identificável entre as NCLs, e o início das convulsões é o principal motivo para as famílias buscarem atendimento médico.

Objetivo

Avaliar os resultados do Programa de Epilepsia e Genética da América Latina, um painel genético, como uma ferramenta abrangente para a investigação de CLN2 entre outras causas genéticas de epilepsia.

Métodos

Um total de 1.284 pacientes com epilepsia sem uma causa específica e que tinham pelo menos 1 sintoma associado à CLN2 foram rastreados em busca de variantes em 160 genes associados à epilepsia ou a distúrbios metabólicos que apresentam epilepsia, por meio de um painel genético.

Resultados

Variantes do gene TPP1 foram identificadas em 25 indivíduos (1,9%), sendo que ; 21 apresentavam duas variantes. As duas variantes mais frequentes foram p.Arg208* e p.Asp276Val, e duas variantes novas foram detectadas neste: p.Leu308Pro e c.89 + 3G > C Intron 2.

Conclusão

Os resultados sugerem que os painéis genéticos de epilepsia podem ser uma ferramenta útil para confirmar ou excluir o diagnóstico de CLN2 e, se confirmado, fornecer tratamento específico para os pacientes.

Palavras-chave
Lipofuscinoses Ceroides Neuronais; Doenças Neurodegenerativas; Epilepsia; Diagnóstico

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org