Acessibilidade / Reportar erro

Os níveis de fator H do complemento estão diminuídos e correlacionados com a proteína C-reativa sérica na doença de Alzheimer de início tardio

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é a causa mais comum de demência. Apesar de inúmeros estudos sobre DA, suas patologias ainda não são claras e ainda não existe um biomarcador ideal para o diagnóstico da condição. O presente estudo teve como objetivo investigar a significância clínica do fator H do complemento humano (CFH) em pacientes com DA de início tardio.

Métodos:

O presente estudo prospectivo incluiu um total de 187 pacientes com DA de início tardio que foram ao nosso hospital entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017. Cem pacientes com comprometimento cognitivo leve (CCL) e 80 indivíduos saudáveis com idade e sexo pareados com pacientes com DA foram incluídos como controle. Dados demográficos como idade, sexo e duração da educação foram registrados. As amostras de sangue foram coletadas e os níveis séricos de proteína C-reativa (PCR), CFH e fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) foram determinados pelo ensaio imunoabsorvente ligado à enzima (ELISA). O escore do miniexame do estado mental (MEEM) foi medido para todos os pacientes.

Resultados:

Não foram encontradas diferenças significativas em idade, sexo e duração da educação para todos os participantes. Pacientes com DA tinham os menores escores de MEEM em relação aos outros dois grupos. Todos os fatores de CFH, PCR e BDNF diminuíram drasticamente em pacientes com DA em comparação com o CCL e o controle saudável. Os níveis de CFH mostraram correlação positiva com os níveis de PCR; no entanto, não foi encontrada correlação significativa entre CFH e BDNF, nem CFH e MEEM.

Conclusão:

A CFH diminuiu nos pacientes com DA de início tardio e os níveis séricos de CFH foram correlacionados com os níveis séricos de PCR, mas não o MEEM e o BDNF. Esses resultados podem fornecer mais evidências clínicas do papel da CFH em pacientes com DA.

Palavras-chave:
fator H do complemento; doença de Alzheimer de início tardio; proteína C-reativa

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org