RESUMO
A hemorragia subaracnóidea não traumática da convexidade é um subtipo cada vez mais reconhecido de sangramento subaracnóideo.
Objetivo:
Nosso objetivo foi descrever a etiologia e as características clínicas de uma coorte de pacientes com hemorragia subaracnóidea da convexidade.
Métodos:
Foram analisados retrospectivamente todos os casos de hemorragia subaracnóidea da convexidade admitidos em nosso hospital entre janeiro de 2012 e abril de 2017. Foram avaliados os aspectos demográficos, características clínicas, investigações complementares, etiologia e mortalidade. Vinte pacientes (65% mulheres) foram identificados. Média de idade: 53 anos (intervalo, 15-86).
Resultados:
Sintomas na admissão: dor de cabeça (65%), sintomas sensitivos e/ou motores (50%) e convulsões (35%). Causas mais comuns: trombose venosa cerebral (20%), síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (20%) e angiopatia amilóide cerebral (20%). Dois pacientes morreram.
Conclusão:
A hemorragia subaracnóidea da convexidade pode estar relacionada a um amplo espectro de etiologias. Em nossos pacientes, observou-se uma maior prevalência de trombose venosa cerebral. A mortalidade foi baixa e não relacionada à própria hemorragia.
Palavras-chave:
angiopatia amiloide cerebral; etiologia; trombose dos seios intracranianos; hemorragia subaracnóidea