Acessibilidade / Reportar erro

Dor em idosos com demência: validação da versão brasileira do instrumento Pain Intensity Measure for Persons with Dementia (PIMD)

Resumo

Antecedentes

Embora existam várias formas de estimar a dor na demência ainda há necessidade de ferramentas com melhores itens para avaliação da presença e intensidade da dor nesses indivíduos.

Objetivo

Analisar as propriedades psicométricas de uma ferramenta de avaliação da dor em idosos dementados, a “Pain Intensity Measure for Persons with Dementia Portuguese - PIMD-p”.

Métodos

Idosos expostos a situações potencialmente dolorosas, sendo esses dementados e com prejuízo na comunicação verbal, foram selecionados em uma unidade ambulatorial e uma instituição de longa permanência, em São Paulo. A PIMD-p foi aplicada por 2 pesquisadores (E1 e E2), de forma separada, num mesmo dia, e, com intervalo de no máximo 14 dias, essa foi reaplicada por apenas um deles (E3), e ainda, foi obtida a intensidade álgica inferida pelos cuidadores dos idosos participantes. Na análise estatística foram utilizados o Alfa de Cronbach, o Coeficiente de Spearman e o Índice de Correlação Intraclasses.

Resultados

Selecionada uma amostra de 50 idosos com média de idade de 86 anos, a maioria portadora de demência moderada e de dor de origem musculoesquelética. Apuradas para a PIMD-p uma boa consistência interna, segundo o alfa Cronbach (0,838); excelentes reprodutibilidades intra e interobservador (0,927 e 0,970, respectivamente; p < 0,001); e uma validade convergente, essa última obtida com as fortes e significativas correlações entre as intensidades dolorosas inferidas e os indicadores de dor do instrumento em estudo (exceto para o indicador “olhar expressivo”; corr = 0,106 e p = 0,462).

Conclusão

A PIMD-p se mostrou ser uma ferramenta com propriedades de medida adequadas para avaliar a presença e intensidade álgicas em idosos com demência e com prejuízo na comunicação verbal.

Palavras-chave
Idoso; Demência; Dor; Avaliação da Dor; Comprometimento Cognitivo; Medição da Dor

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org