Acessibilidade / Reportar erro

O efeito da dexmedetomidina na expressão do óxido nítrico sintase neuronal na medula espinhal dorsal em um modelo rato com dor neuropática crônica

Resumo

Antecedentes

A dor neuropática refere-se tipicamente à dor causada por lesões ou doenças do sistema somatossensorial. De modo geral, é caracterizada por dor à ambulação, alodinia e hiperalgesia. O óxido nítrico produzido pela enzima óxido nítrico sintase neuronal (nNOS) na medula espinhal dorsal pode ter um papel predominante na regulação da dor neuropática. A alta eficácia e segurança, bem como a plausível capacidade de proporcionar conforto, faz com que a dexmedetomidina (DEX) seja um adjuvante anestésico eficaz. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da DEX na expressão de nNOS na medula espinhal dorsal em um modelo de ratos com dor neuropática crônica.

Métodos

Ratos Sprague Dawley (SD) machos foram distribuídos aleatoriamente em três grupos: grupo de cirurgia simulada (sham), grupo de cirurgia (do nervo ciático; CCI) e grupo dexmedetomidina (DEX). Os modelos de dor neuropática crônica nos grupos CCI e DEX foram estabelecidos por ligadura do nervo ciático. A latência de retirada térmica (TWL) foi medida no dia 1 antes da cirurgia e nos dias 1, 3, 7 e 14 após o procedimento. Seis animais de cada grupo foram eutanasiados após a medida de TWL nos dias 7 e 14 após a cirurgia e o segmento L4-6 da medula espinhal foi extraído para determinação da expressão de nNOS por imuno-histoquímica.

Resultados

Em comparação ao grupo sham, o limiar de TWL diminuiu significativamente e a expressão de nNOS foi regulada de maneira positiva após a cirurgia nos grupos CCI e DEX. Comparado ao grupo CCI, o limiar de TWL aumentou de forma significativa e a expressão de nNOS caiu significativamente diminuída nos dia 7 e 14 após a cirurgia no grupo DEX.

Conclusão

A regulação negativa de nNOS na medula espinhal dorsal está envolvida na atenuação da dor neuropática pela DEX.

Palavras-chave:
Dexmedetomidina; Neuralgia; Óxido Nítrico Sintase Tipo I

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org